Menu

Transporte gratuito, em Mariana, começará em fevereiro

A Transcotta esteve em reunião com o prefeito interino nesta manhã para tratar de alguns pontos do projeto.
17/01/2022 às 17:23
Tempo de leitura
2 min
Foto: Facebook / Prefeitura de Mariana
Foto: Facebook / Prefeitura de Mariana

O prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte (Cidadania) anunciou na manhã de segunda-feira, 17 de janeiro, através de suas redes sociais, que o projeto “Tarifa Zero”, que prevê o transporte gratuito em toda a cidade terá início no mês de fevereiro.

A empresa responsável pelo transporte coletivo em Mariana, Transcotta, esteve em reunião com Juliano Duarte nesta manhã para tratar de alguns pontos do projeto.

“Em fevereiro, vamos iniciar a medida que já se tornou um marco no município. Em reunião com representantes da empresa Transcotta, falamos sobre vários pontos do projeto, que vai impactar positivamente o progresso da mobilidade urbana em nosso município, distritos e a vida da nossa população”, disse Juliano Duarte, através das redes sociais.

O projeto foi aprovado no final de dezembro pela Câmara Municipal e já está à disposição para o poder Executivo colocá-lo em prática. A “Tarifa Zero” autoriza a Prefeitura de Mariana a conceder de forma temporária, num prazo de 180 dias, e em caráter experimental, o subsídio mensal de R$ R$ 862.494,49 à Transcotta. Se houver redução da receita municipal em percentuais acima de 30%, o subsídio mensal poderá ser suspenso e retomar a cobrança tarifária. 

Em relação às obrigações da Transcotta, a concessionária deverá conceder à Secretaria Municipal de Defesa Social o acesso ao sistema de controle de passageiros e quilometragem para fiscalização e acompanhamento de toda a movimentação de cada veículo. De acordo com a Prefeitura de Mariana, a partir da entrada em vigor do programa, fica suspensa a concessão de vale-transporte aos servidores municipais para deslocamentos dentro da cidade. Todos os ônibus que circulam na cidade deverão ter uma identificação com a legenda “Programa Tarifa Zero” para poder orientar os usuários. 

Além disso, a prefeitura afirma que fará ampla publicidade ao “Tarifa Zero” para que os patrões da iniciativa privada de Mariana revejam a concessão de vale-transporte aos seus empregados, podendo assim, aumentar o valor do salário em decorrência da retirada do benefício.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:45