Menu

Turismo mineiro cresceu 15% em 2023

O encerramento do ano de 2023 revela que Minas Gerais consolidou sua posição como um destaque excepcional no cenário turístico nacional, registrando um crescimento notável de 15,0% no indicador de atividade turística.
28/02/2024 às 13:09
Tempo de leitura
5 min
Tiradentes - Foto: Canva
Tiradentes - Foto: Canva

Minas Gerais, estado brasileiro enriquecido por sua cultura, história e beleza natural, está se destacando como um polo turístico de relevância. O esforço conjunto entre entidades governamentais, o setor privado e as comunidades locais têm impulsionado um notável aumento no volume de atividade turística nos últimos anos.

O encerramento do ano de 2023 revela que Minas Gerais consolidou sua posição como um destaque excepcional no cenário turístico nacional, registrando um crescimento notável de 15,0% no indicador de atividade turística. Este desempenho robusto reforça a contínua vitalidade do setor no estado, destacando um crescimento mais expressivo quando comparado ao contexto nacional.

Em contrapartida, o Brasil como um todo registrou um crescimento de 6,9% no indicador de atividade turística em 2023, indicando a superação dos impactos negativos da pandemia. Este é o terceiro ano consecutivo com um aumento notável, evidenciando a resiliência e a recuperação gradual do setor. A análise foi elaborada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do Volume de Atividade Turísticas disponibilizados pelo IBGE.

+ leia também: Ouro Preto-MG: um destino histórico e cultural para todos os gostos

O ranking do desempenho do turismo para o ano de 2023 entre as Unidades da federação e Brasil foi:

Fonte: Fecomércio

Para o economista da Fecomércio MG, Gilson Machado, “o bom desempenho da atividade turística de Minas Gerais é resultado de uma combinação de fatores, como a melhora no ambiente econômico, investimentos e a riqueza turística existente no estado, que abriga inúmeras cachoeiras, cidades históricas, parques, montanhas, museus, entre outros.”

O turismo em Minas Gerais permaneceu robusto ao longo de 2023, com o número de visitas a Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambiental e Monumentos Naturais alcançando 945 mil pessoas, um aumento significativo de 60,17% em relação a 2022, quando o volume foi de 590 mil visitantes, de acordo com dados do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG).

Ao analisarmos as viagens, seja por via terrestre ou aérea, Minas Gerais destaca-se como um destino em ascensão, enraizado em sua rica herança cultural e paisagens deslumbrantes. Os números refletem a crescente atração exercida pelo estado, resultado de uma combinação única de fatores que o transforma em um ícone turístico em ascensão.

Ao examinar as licenças de viagens terrestres em Minas Gerais, com trechos de passagem ou final, observa-se um crescimento de 7,0% em relação ao ano anterior. O ano de 2023 registrou a concessão de 325.641 viagens, um aumento de 21.188 viagens em comparação com o ano anterior, que teve 304.453 licenças de viagens concedidas.

No cenário das viagens aéreas, Minas Gerais testemunhou um aumento de 9,8% no número de voos em 2023, totalizando quase 24 mil voos, representando um acréscimo de 11.023 viagens em relação a 2022. O principal aeroporto do estado registrou mais de 10,5 milhões de passageiros, refletindo um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior.

Com o aumento da circulação de turistas, 2023 demandou 15.487 profissionais para atuar em empresas de atividades turísticas em Minas Gerais. No total, o estoque de empregos formais no turismo mineiro é composto por 289.196 profissionais com carteira assinada. Vale destacar que o mercado de trabalho formal no turismo no estado superou as perdas oriundas da pandemia em 11.347 vagas, considerando a extinção de 41.778 postos de trabalho em 2020.

Vale salientar que as atividades econômicas que registraram maior geração de empregos no ano de 2023 foram:

  • Restaurantes e Similares (3.902)
  • Lanchonetes, Casas de Chá, de Sucos e Similares (2.073)
  • Locação de Automóveis sem Condutor (1.835)
  • Serviços de Alimentação para Eventos e Recepções – Bufê (1.470)
  • Hotéis (1.257)

Gilson Machado destaca que os números são favoráveis e revelam o desempenho expressivo do estado mineiro. Esses dados evidenciam o trabalho de diversas frentes para enfatizar o turismo em Minas Gerais e suas riquezas. Vale ressaltar também que a melhoria na atividade turística contribui para o desenvolvimento de diversos municípios mineiros, proporcionando geração de empregos e aumento da renda local.

Em dezembro de 2023, o indicador de volume de atividade turística em Minas Gerais registrou um crescimento de 2,3% em relação a dezembro de 2022, mantendo uma trajetória positiva há 33 meses consecutivos. A nível nacional, o indicador de turismo avançou 1,4% no mesmo período, espelhando o comportamento observado em Minas Gerais.

Apesar da desaceleração do volume de atividade turística em Minas Gerais em dezembro de 2023 em relação a novembro, marcando o terceiro mês consecutivo de queda, é crucial ressaltar que o estado mantém uma trajetória de crescimento desde abril de 2021. Esses indicadores positivos sublinham a resiliência e a atratividade contínua do turismo mineiro, consolidando seu papel como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Fonte: Fecomércio

Última atualização em 28/02/2024 às 13:10