O ano de 2019 foi uma verdadeira catástrofe para a Raposa, e muito se deve aos reforços que chegaram e não conseguiram render o esperado. Entre jogadores famosos, com altos salários e muita expectativa ao redor, apenas Orejuela se destacou, enquanto todos os demais desapontaram a torcida do Cruzeiro.
Na temporada, foram ao todo sete contratações. No pacote, quase todos vieram com status de craques, que mudariam o patamar do time celeste, como Rodriguinho e Pedro Rocha. No entanto, o que se viu foi um festival de flops.
Luís Orejuela, o oásis no deserto
O colombiano de 24 anos chegou ao Cruzeiro desconhecido, oriundo de um empréstimo do Ajax-HOL. O lateral-direito veio para ser reserva de Edílson, mas acabou tomando a vaga do medalhão. Com boas atuações, o atleta foi uma grata surpresa e caiu nas graças da torcida.
Agora, em fim de contrato, sua permanência na Toca da Raposa está cada vez mais distante, visto que Palmeiras e Flamengo estão interessados no jogador. Além disso, o momento financeiro cruzeirense deixa a situação mais difícil. O Cruzeiro tem até 31 de dezembro para depositar cerca de R$ 7 milhões aos holandeses, se quiser ficar com o jogador.
As seis decepções
Dodô
Após ótimo 2018 pelo Santos, o lateral desembarcou em Belo Horizonte cercado de expectativas da torcida celeste. Contudo, não se firmou e foi reserva durante boa parte do ano para o contestado Egídio.
De saída, deve rumar ao Corinthians.
Ezequiel
Último reforço da temporada, o camisa 17 veio a pedido de Rogério Ceni. Pouco fez e não continuará no Cruzeiro. Retornará ao Botafogo, clube detentor de seu passe.
Jadson
O volante foi um pedido do técnico Mano Menezes e foi envolvido numa troca com Bruno Silva. Contudo, foi um dos piores jogadores azuis no ano. Após o rebaixamento, foi emprestado para o Bahia.
Marquinhos Gabriel
O atleta tinha contrato com o Corinthians, mas veio para o Cruzeiro de forma gratuita. Em sua chegada, Itair Machado deu uma polêmica declaração, afirmando que Marquinhos renderia mais que Arrascaeta, que havia ido ao Flamengo. Ilusão. O camisa 20 fez 52 jogos e marcou apenas quatro gols.
Rodriguinho
Talvez, a maior contratação do Cruzeiro na temporada. Chegou para substituir Arrascaeta, custando cerca de R$ 20 milhões e não rendeu. Apesar de ter feito bom começo de temporada, teve duas graves lesões, praticamente não atuou no Brasileirão e não conseguiu ajudar o Cruzeiro na fracassada luta contra a degola.
Pedro Rocha
Em abril, o time azul anunciou a chegada do atleta. Depois de se consagrar no Grêmio, Rocha chegava à Raposa com muita expectativa da torcida. Em uma negociação por empréstimo junto ao Spartak Moscou-RUS, o Cruzeiro teve de desembolsar um salário astronômico para o camisa 32, que decepcionou e marcou apenas quatro gols.
Atualmente, após a queda cruzeirense, o jogador acertou sua ida para o Flamengo.
Saldo negativo
Em sua maioria esmagadora, as contratações foram extremamente prejudiciais ao Cruzeiro. Agora, na Série B, o clube precisa ser mais certeiro nos reforços e montar um elenco competitivo.
Leia também: As 10 piores contratações da história do Cruzeiro