Take a fresh look at your lifestyle.

Uma alimentação saudável é ambientalmente sustentável

O dia 5 de junho é a data dedicada ao meio ambiente. Data importante para lembrar que a preocupação com o bem estar do meio ambiente deve ser constante e uma obrigação de todo ser humano, pois fazemos uso dos recursos naturais a todo instante. Hoje falaremos um pouco sobre o conceito de alimentação sustentável, que é uma forma de, por meio da alimentação, cuidarmos da preservação ambiental.

O que é Alimentação Sustentável

A alimentação sustentável consiste na utilização de partes de alimentos que normalmente são desprezadas, como cascas, talos, sementes e folhas. A prática da alimentação sustentável produz benefícios ambientais, econômicos e nutricionais, visto que evita a produção de lixo e o desperdício de alimentos, e fornece determinados nutrientes em concentrações muitas vezes maiores do que se encontra nas partes convencionalmente consumidas.

O desperdício de alimentos pode ocorrer em todas as etapas da cadeia de produção alimentar, desde a produção em excesso, ou falhas durante o transporte e comércio até o momento em que restos de alimento vão parar no lixo da cozinha. A alimentação sustentável tem o objetivo de combater esse desperdício alimentar, propondo que seja utilizada a maior parte do alimento, evitando o descarte de cascas, sementes, e folhas, por exemplo, pois estes elementos podem ser utilizados em diversas receitas.

Segundo o Instituto Akatu cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia. Cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado por restos de alimentos. Portanto a diminuição do desperdício de alimentos é uma importante estratégia de cuidado ambiental, pois diminuirá uma grande parcela do lixo produzido atualmente.

Uma alimentação saudável inclui além da ingestão de nutrientes, o consumo de alimentos microbiologicamente seguros, nas quantidades necessárias, sem excessos ou carências, satisfazendo cada paladar , gostos e costumes, sem prejudicar o meio ambiente. A alimentação consciente é uma forma de fazer a nossa parte para contribuir para um mundo melhor, onde os recursos naturais são explorados sem deixar que falte para as gerações futuras.

Close