O Partido Unidade Popular pelo Socialismo (UP) realiza um ato de lançamento de suas pré-candidaturas em Itabirito (MG), apresentando nomes para a disputa dos cargos de deputada estadual, senador e governador de Minas Gerais. A atividade está marcada para as 9h30, na Praça da Estação, no Centro da cidade.
Para as eleições deste ano, a legenda afirma que pretende concentrar suas propostas em pautas sociais. Entre as principais bandeiras estão a reestatização e o controle popular do setor minerário, aliados à defesa das condições de existência dos diferentes modos de vida, como os de pescadores, pequenos agricultores, povos quilombolas, indígenas, ribeirinhos e outros povos tradicionais que vivem no estado.
O partido também defende uma reforma urbana com investimentos públicos e garantia de direitos sociais para as regiões periféricas dos centros urbanos.
Segundo membros do diretório estadual, a UP se prepara para uma “guerra eleitoral” em 2026. A legenda afirma que, além de denunciar as regras de distribuição de verbas eleitorais, financia suas atividades exclusivamente por meio de contribuições de militantes, apoiadores e campanhas de arrecadação coletiva, como vaquinhas. De acordo com o partido, esse modelo reflete sua posição contrária à submissão do sistema eleitoral e dos partidos tradicionais aos interesses dos grandes monopólios e da burguesia.
Pré-candidaturas anunciadas
Iris Raquel
Iris Raquel é pré-candidata a deputada estadual. Natural da região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, ela tem 24 anos e viveu toda a vida na região. Atualmente é pedagoga e cuidadora profissional de crianças.
Ainda no ensino médio, no IFMG Campus Itabirito, aproximou-se dos debates promovidos pelos grêmios estudantis e de organizações políticas. Com o passar do tempo, passou a organizar lutas e ações em defesa dos territórios quilombolas e de povos tradicionais da região.
É militante do Coletivo Cacique Merong – Luta contra as Mineradoras e integra o partido Unidade Popular pelo Socialismo (UP).
Fidélis Alcântara
Fidélis Alcântara é pré-candidato ao Senado Federal. Morador de Belo Horizonte, é formado em Comunicação pela PUC Minas e licenciado em Artes Plásticas pela Escola Guignard.
Militante socialista, atua como apoiador de diversos movimentos ligados à cultura, ao meio ambiente e aos direitos humanos.
Indira Xavier
Indira Xavier é pré-candidata ao Governo de Minas Gerais.
Com atuação voltada à defesa dos direitos dos trabalhadores por moradia, alimentação e transporte dignos, Indira é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario e ativista dos direitos humanos.
Segundo o partido, ela defende um programa socialista para Minas Gerais e para o Brasil, que represente os anseios populares por justiça e avanços sociais, apresentando uma alternativa ao atual cenário de aumento da exploração dos trabalhadores.
Convenção estadual
A UP também anunciou a realização da Convenção Estadual da Unidade Popular de Minas Gerais (UP-MG), marcada para o dia 20 de julho de 2026, às 18h30, na Ocupação Urbana Maria do Arraial, na região central de Belo Horizonte.
Segundo a legenda, o encontro terá como objetivo debater estratégias e oficializar as candidaturas para as eleições de 2026.
Desempenho em Itabirito
Em Itabirito, a Unidade Popular participou das eleições municipais de 2020, quando Sara Boratti obteve 864 votos (3,08%). Em 2024, a candidatura de Thomás Toledo recebeu 381 votos (1,19%).
Nas eleições estaduais de 2022, Thomás Toledo também disputou uma vaga de deputado estadual e foi um dos candidatos mais votados em Itabirito para o cargo, recebendo 532 votos no município.







