Menu

Usina fotovoltaica montada pela Bemil é destaque em evento promovido pela Ufop

Estrutura permite que mineradora deixe de emitir aproximadamente 126 toneladas de carbono na atmosfera
20/11/2023 às 20:31
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A usina fotovoltaica da Bemil Mineração, que teve a sua montagem concluída recentemente, será um dos principais destaques na 21ª Semana de Estudos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que ocorre entre os dias 20 e 24 de novembro.

A usina possui 1.080 módulos de 570W e tem a capacidade de gerar 930 mil kWh por ano. A estrutura permite ainda que a mineradora deixe de emitir aproximadamente 126 toneladas de carbono na atmosfera, amenizando consideravelmente os efeitos danosos ao meio ambiente.

Com o tema “Transição energética, sustentabilidade e tecnologias”, a Ufop propõe diversos debates sobre as tendências tecnológicas nas áreas de engenharia e arquitetura, integrando alunos, professores e representantes de diversas empresas de todo o país. É neste contexto que a usina fotovoltaica da Bemil ganhará destaque durante o evento.

Na quinta-feira (23), às 16h30, no auditório da Ufop, a Bemil vai apresentar uma palestra com o tema: “Novos desafios para energias renováveis e controle de energia”. A palestra será ministrada pelos profissionais Ian Schwanz e Hércules Piovezana Corsini, da empresa Minas Energia, responsável pela implantação da usina na Bemil Mineração.

Ian Schwanz disse que o tema da 21ª Semana de Estudos da Escola de Minas foi bastante pertinente e precisa, mais do que nunca, ser debatido e colocado em prática em todo o país. “Essa usina que nós montamos na Bemil demonstra a responsabilidade sustentável da empresa e sua visão de futuro. A Bemil está demonstrando sua capacidade no desenvolvimento sustentável, com economia aliada ao bem do planeta”, informa Ian.

Ele destacou ainda que levar essas informações aos alunos, professores e comunidade na Ufop é de grande valia.

“A transição energética, a sustentabilidade e as tecnologias vieram ao encontro do que a Bemil implementou, então, falar do que a gente colocou em prática é muito mais fácil. Espero que seja uma semana de muitos aprendizados e bons exemplos”, conclui.

O gerente operacional da Bemil, Walter Ferreira, disse que a empresa buscou implantar a usina por acreditar que as energias sustentáveis desempenham um papel crucial no dia a dia das mineradoras que buscam o equilíbrio do meio ambiente.

“Além de reduzirem a pegada de carbono, essas fontes de energia renovável contribuem para a preservação do meio ambiente e a mitigação das mudanças climáticas. Ao adotar práticas sustentáveis, a Bemil está melhorando a sua eficiência energética, reduzindo custos operacionais e fortalecendo o trabalho corporativo, garantindo a sustentabilidade a longo prazo do setor”, afirma o gerente.

Última atualização em 20/11/2023 às 20:39