CarrosJustiçaTrânsitoTransporte

Você sabe como recuperar a CNH cassada?

Um dos problemas que mais preocupam motoristas de todo o país é ter a CNH cassada.

Todos os motoristas sabem que existe um sistema de pontos interligado à CNH que, ao atingir 20 pontos, faz com que a carteira de motorista seja suspensa. No entanto, caso esse motorista seja penalizado novamente com a carteira suspensa, ela pode ser cassada e a dor de cabeça se torna muito maior neste caso. Acontece que esse ‘castigo’ faz com que o motorista fique dois anos sem poder dirigir. Por isso, preparamos este artigo explicando como recuperar a CNH cassada.

Quando a carteira de motorista é cassada, o motorista pode ficar até dois anos sem poder dirigir, e ao término desse período, é obrigado a tirar a CNH de novo, refazendo todos os processos necessários. Além disso, a CNH cassada te impede de contratar um seguro auto em seu nome, não permite que arrume um emprego que exija habilitação e muito mais.

  Fernando Pimentel é alvo de investigação por crimes eleitorais e lavagem de dinheiro

Se você está passando por esse problema, sabe todas as dores de cabeça que essa situação pode trazer.

Para te ajudar a resolver essa questão, preparamos um artigo dando dicas de como recuperar a CNH cassada. Acompanhe.

Você sabe como recuperar a CNH cassada?
Crédito da foto: Internet/Reprodução

Recurso no Detran

O único caminho viável para recuperar a CNH cassada é entrando com um recurso administrativo no Detran.
A cassação acontece através de um processo administrativo que possui três etapas. Ou seja, você possui três chances de entrar com um recurso para reaver a CNH cassada.

A maior parte dos casos de cassação acontece por causa de multas excessivas, por isso, é comum encontrar pessoas que conseguiram reverter o processo. Mas, para isso é preciso que a argumentação seja convincente.
Sendo assim, vale a pena preparar uma defesa baseado em alegações como nulidades no processo, prazos errados no julgamento, necessidade de dirigir e muito mais. É interessante, neste caso, contar com o auxílio de um advogado especializado.

  Projeto de lei aprovado prevê gratuidade para deficientes físicos no transporte coletivo de Santa Bárbara

É importante que você saiba que, apesar de existirem muitos casos de sucesso na recuperação de CNH cassada, nem sempre essa situação é possível. É mais fácil reverter o processo quando o motorista foi penalizado apenas com uma suspensão da carteira.

O que fazer se não conseguir recuperar a CNH cassada?

Caso você não tenha sucesso na recuperação da sua CNH cassada, o único caminho será cumprir a penalidade estabelecida e, depois de vencido os dois anos, recomeçar todo o processo necessário para tirar uma nova carteira de motorista.

Sim, será preciso fazer o curso teórico, as aulas práticas, e todas as provas necessárias, além dos exames médicos e psicológicos para a obtenção de uma nova carteira. Por isso, o mais importante é tomar os cuidados necessários que nunca seja preciso passar por esse tipo de problema.

  Bolsonaro suspende radares de fiscalização em rodovias federais

Agora que você já sabe o que fazer para recuperar a CNH cassada e quais são os processos necessários a serem cumpridos, caso isso não seja possível, será muito mais simples se organizar e providenciar o necessário.

Você sabe como recuperar a CNH cassada?
Crédito da foto: Internet/Reprodução

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguro Auto.

Fechar