Um dia após o anúncio da demissão de Rogério Ceni, o Cruzeiro acertou com o novo treinador para o restante da temporada 2019. E Abel Braga foi o escolhido para assumir a responsabilidade de salvar a equipe de um inédito rebaixamento. A favor de Abel, contam a experiência e o bom relacionamento com alguns dos principais nomes do plantel celeste, como Thiago Neves e Fred.
Abel Braga vem de um trabalho interrompido ainda no início, no Flamengo. Apesar dos bons resultados, conseguindo 64% de aproveitamento no período em que comandou o clube, o treinador foi muito questionado pelo desempenho da equipe, com um desempenho considerado inferior do que poderia apresentar, e por algumas escolhas, como deixar o meia Arrascaeta no banco.
O Cruzeiro Esporte Clube informa que Abel Braga será o novo treinador da equipe celeste.
Leia a matéria completa em nosso site oficial: https://t.co/SycyDTEB3M pic.twitter.com/jx2jAviOUa
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 27, 2019

Missão de Abel Braga
O treinador chega ao Cruzeiro com a missão de salvar um time do inédito rebaixamento, além de “domar as feras” do elenco celeste. Tanto Mano Menezes, no final de seu trabalho, quanto Rogério Ceni, tiveram problemas com o elenco celeste, o que acabou culminando na saída de ambos. Quanto a isso, Abel tem uma vantagem: o bom relacionamento com algumas peças chaves de dentro do Cruzeiro, como o meia Thiago Neves e o atacante Fred.
Outro ponto importante no trabalho de Abel será blindar os vestiários dos problemas administrativos do Cruzeiro. O time passa por problemas financeiros e o salário e direito de imagem dos jogadores se encontram atrasados. Além disso, a atual administração celeste está sendo investigada por diversos crimes.
Recusas
Antes de assinar com Abel Braga, o Cruzeiro procurou nomes como Dorival Júnior e Felipão, mas teve as investidas rechaçadas pelos dois. O primeiro irá passar por uma cirurgia e não pretende assumir nenhum time por enquanto. O segundo quer voltar ao futebol chinês. Abel, terceira opção, assinou um contrato até o fim de 2020, sem multa rescisória. Ou seja, pode ser demitido ou pedir demissão sem nenhum tipo de compensação financeira para nenhum dos lados.
Abelão, como é conhecido, tem 67 anos e uma carreira de quase 35 como técnico. Entre suas principais conquistas estão o Mundial de Clubes e Libertadores da América, ambos em 2006, com o Internacional, e o Brasileirão de 2012, com o Fluminense.

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.