Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Com o objetivo de conscientizar alunos e professores no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (FAMOP), em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, vem realizando ações nas escolas do município para abordar medidas de mobilização no combate à Dengue.
Hoje (9), Minas Gerais ocupa o primeiro lugar no ranking com o maior número de casos da doença no país,sendo os dados de monitoramento de dengue da Secretaria de Estado de Saúde. De acordo com o levantamento, já são quase 1 milhão de casos no estado.
Por esse motivo, diversas escolas da rede municipal, estadual e privada vem recebendo a visita de agentes que visam palestrar e realizar atividades para estimular a prevenção da doença na comunidade. Primeiramente, as visitas acontecem nas áreas de maior incidência de casos, nos distritos e bairros de Ouro Preto.
A diretora da Escola Estadual de Antônio Pereira, Ciliete Rosa, ressaltou a importância da campanha no distrito, já que esta é uma das áreas mais afetadas pelo Aedes aegypti no município:
Antônio Pereira é o local que possui mais casos de pessoas infectadas com o vírus. Precisamos ir à luta, depende de cada um de nós esse combate
Ciliete Rosa, diretora da Escola Estadual Antônio Pereira
Aleçandra Maciel, professora de biologia do Colégio Arquidiocesana e Filhinha Melo, chefe do Departamento de Educação Ambiental de Ouro Preto também ressaltaram a importância dessas ações na conscientização do combate ao mosquito transmissor:
Essa é a ideia fantástica! Eles saíram da teoria e puderam ver de perto o causador da doença, tiraram do papel e trouxeram para o mundo real
Aleçandra Maciel
O objetivo da campanha é tornar cada estudante e professor um agente multiplicador da mensagem contra o hospedeiro.
Filhinha Melo
A ação de todos no combate ao Aedes aegypti é fundamental. É importante ressaltar a importância de eliminar os focos de água parada e tomar todos os cuidados para se previnir, como o uso de repelente. Em caso de suspeita de dengue, procure o hospital mais próximo.
Dengue em Ouro Preto: Confira os números
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto, divulgado na última sexta-feira (5), a cidade tem 3180 casos notificados, dentre eles 1473 foram positivos para dengue e 8 para chigungunya.
Antônio Pereira é o local com o maior número de casos na cidade, com 926 casos. Em seguida vem Cachoeira do Campo, com 136 e Bauxita, com 59.