Menu

Barragem da CSN em Rio Acima volta ao nível 1 de emergência

A estrutura estava com nível de emergência 2 por conta das chuvas.
07/02/2022 às 17:11
Tempo de leitura
2 min
Foto: Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

A Barragem B2 da mina de Fernandinho, localizada em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve o seu nível de emergência diminuído de 2 para 1, pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A estrutura havia elevado o seu alerta em 11 de janeiro, devido às fortes chuvas que atingiram a região.

De acordo com uma carta assinada pelo Diretor Executivo de Relações com Investidores da CNS, Marcelo Cunha Ribeiro, a barragem B2, que faz parte do complexo, teve o protocolo de emergência reduzido do nível 2 para 1, “após implementar melhorias significativas de segurança na sua estrutura”. Técnicos da empresa estiveram no local na ocasião e, de acordo com a companhia, não há moradores vivendo na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem. 

O comunicado ainda diz que a CSN está realizando reparos de contenção por causa das fortes chuvas registradas na região no início do mês de janeiro e que “espera retornar nos próximos dias ao nível 0 de emergência”. 

“Assim sendo, a mina de Fernandinho, de titularidade da controlada Minérios Nacional S.A, representando parcela pouco relevante do total de minério extraído pelo grupo, terá sua produção gradualmente restabelecida nos próximos dias”, diz o ofício. 

Com 33 metros de altura e cerca de 400 mil metros cúbicos de água e rejeito, a barragem B2 de Fernandinho é considerada uma estrutura “pequena” em comparação com outras barragens, como por exemplo, que romperam em Brumadinho, de 12,7 milhões, e Mariana, com mais de 40 milhões de rejeitos.

Porém, por ser composta majoritariamente por água, a barragem em Rio Acima é considerada mais fluida, o que poderia, em caso de rompimento, atingir o Rio das Velhas. 

Última atualização em 19/08/2022 às 05:23