Menu

Tendências de botas para o Outono/Inverno 2022

Botas podem trazer extravagancia ou elegância, depende do gosto de cada um. Porém, uma coisa é fato: elas são as protagonistas do mundo fashion para essas estações.
25/03/2022 às 22:11
Tempo de leitura
7 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Chegou as duas estações do ano mais frias e, com elas, as queridas botas voltam ao protagonismo. Seja de cano alto, baixo ou médio, com salto, sem salto, com cores e modelos variados, ela são, sem dúvidas, os calçados para o Outono/Inverno.

Cada estação traz suas tendências e a que vamos tratar aqui é a queridíssima bota, que já faz parte do cotidiano das brasileiras e brasileiros. Botas podem trazer extravagancia ou elegância, depende do gosto de cada um. Porém, uma coisa é fato: elas são as protagonistas do mundo fashion para essas estações.

Datado a partir de 1.200 anos depois de Cristo, o calçado foi usado inicialmente por povos nômades asiáticos orientais, que precisavam de uma peça que protegesse bastante os pés e parte das pernas. Porém, antes disso, já havia um projeto de botas, que eram as leggings diferentes Elas eram reforçadas e seguiam dos joelhos até os pés, isso ainda em 1.000 anos antes de Cristo.

Elas são bem antigas e possuem uma história diferente para cada tempo. Têm como ponto de partida à proteção para que a humanidade pudesse explorar lugares perigosos, ou seja, foi por muito tempo utilizada como acessório de proteção, inclusive em guerras, usada por militares de modo geral e, por fim, como meio de comunicação na moda.

Atualmente, bota remete à atitude, a protesto, mas também à delicadeza e beleza. Existem várias perspectivas para um tipo de sapato só e isso a torna mais especial e democrática.

Vamos usar como base para nossas projeções às principais fabricantes de botas do Brasil, que certamente seguem às predisposições das passarelas de todo o mundo, incluindo à São Paulo Fashion Week (SPFW), entre outras semanas de moda. Afinal, é difícil que uma marca se aventure em investir em produtos que não vão cair no gosto popular.

Sem mais conversas, vamos ao que interessa.

Botas para Outono/Inverno 2022

Salto com cano baixo

As botas com salto alto e fino e cano baixo virão com tudo nos próximos dias. Os tecidos são fortes e brilhantes como croco caiman, um sintético que se refere ao crocodilo, mas, obviamente, é só uma imitação do couro do animal.

A novidade maior fica por conta das cores. Ao contrário do tradicional, as paletas serão com cores românticas como o lilás, rosa, índigo, roxo, pink e gelo. Veja este modelo da Viamarte.

Cinco opções de cores para bota de salto e cano baixo. Foto: Facebook/Viamarte

Plataforma com cano médio

Ainda sobre romantismo, um modelo muito interessante que faz parte das coleções das marcas brasileiras são as botas “plataforma com cano médio”.

Seguindo a tendência de desconstrução do padrão da boneca Barbie, o salto vem mostrar que não precisa deixar de ser delicada para ter atitude, e que uma menina pode reunir esses e outros adjetivos em uma pessoa só.

O branco vai ter seu protagonismo

Assim como as cores claras e românticas, o branco também tende a ter um protagonismo neste ano, tanto para botas de cano alto e salto como para as mais baixas, sendo essa segunda opção uma das queridinhas do momento, sobretudo pela praticidade necessária para a mulher contemporânea.

O vende comanda

Seguindo uma tendência que começou antes da pandemia, de preservação e preocupação com o meio ambiente, a moda agora traz o frescor do verde para o Outono/Inverno – cor esta que antes não era cogitada para as estações, agora é super requisitada.

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Foto: montagem do portal Mais Minas com imagens da Arezzo e Dakota.

Rock, radical e coturno

Parece que os coturnos evoluíram para peças que não sabemos nem dar nome.

O solado continua tratorado, porém a parte superior do calçado pode sofrer diversas variações, podendo uma parte do cano ser retirado, ou o cano médio ganhar tecidos mais delicados. Outras tendências são as solas coloridas, essa já está caindo no gosto até das crianças.

Bota de cano médio com solado colorido. Foto: Via Marte

Bota creme com ou sem pelinho

As botas com pelo na parte superior do cano estão em alta. Principalmente na cor creme e com salto grosso.

Porém, a cor creme é uma tendência à parte que acompanha tanto o modelo mencionado acima, como outros tantos. Essa ainda é uma inclinação pós pandêmica, que traz cores claras e a assepsia como preferência.

Botas de salto ou sola trator para mostrar modelos tendência. Foto? reprodução/ Arezzo e Via Marte

Cano alto e salto

As botas de salto e cano ano parecem diferentes. Isso mesmo, fugindo do tradicionalismo do preto, marrom e caramelo, elas chegam em 2022 empoderadíssimas!

Com cores e tecidos vibrantes, as botas estão “lacração” total. Resta saber se a moda pega nas ruas ou ficará somente nas passarelas.

Botas nas cores rosa, verde, vinho e índigo. Foto: Via Marte

As discretas também podem usar bota

Se nenhum modelo acima te convenceu a ousar mais no estilo, não tem problema, você pode optar por botas nos tons mais neutros e tudo bem. Eles realmente nunca saem de moda.

Botas tradicionais com cores preto, marrom e verde escuro. Foto: reprodução/Dakota, Arezzo e Amaro

West

As botas west também voltam para o protagonismo neste inverno. Elas serão bastante avistadas durante as festas juninas e no retorno dos eventos countrys, como rodeios, festas de peões, e queima do alho, além de festas do interior do Brasil.

E, não apenas no Brasil, ela foi tendência no Texas, nos Estado Unidos e no México. Agora, retorna com tudo não apenas nas passarelas, mas para as ruas das cidades sul-americanas.

A música sertaneja cantada por mulheres no Brasil também pode ser um fator determinante na hora da consumidora escolher sua bota. Para este retorno as marcas investiram em cores mais claras. O branco é o auge!

Calçados sertanejos voltam com tudo. Foto: reprodução/Cea

Como montar um look com bota

Não existe uma regra exata de como harmonizar as roupas com botas, porém, para se comunicar melhor, o look precisa ter alguma coerência. É aí que entra o bom senso e o jogo de cores.

Evite informações demais! Se você é do tipo que gosta das novidades, botas coloridas, e tal, o ideal é que as roupas tenha tons neutros, para equilibrar e não resultar em um visual cansativo.

Mas se você quer vestir os pés com botas em cores mais fechadas ou tradicionais, pode usar e abusar das cores no corpo. Ou você pode usar tudo neutro, como o preto, e ousar nos acessórios, o que entrega muita elegância e sofisticação no look.

Quando se pensa em look, deve-se pensar também na beauty e dentro disso os acessórios usados nos cabelos e a maquiagem ditam o look também, portanto cuidado para não chocar, entretanto você pode explorar isso também. Combinar uma sombra verde com uma bota no mesmo tom e o restante da roupa toda branca ou toda preta, exemplificando, é uma estratégia que pode dar certo.

A moda dos seus pés é você quem faz, por isso use o que te traga bem estar e conforto, se jogue neste Outono/Inverno. Aproveite este retorno ás atividades presenciais de lazer para colocar para fora toda a sua essência, seja feliz!