Menu

Caixa postal para pessoas em situação de rua é instalada em BH

10/12/2019 às 14:00
Tempo de leitura
2 min

A primeira caixa postal comunitária do Brasil para as pessoas em situação de rua foi instalada em Belo Horizonte. A iniciativa tem como objetivo garantir à população de rua um endereço postal seguro e gratuito para o recebimento de correspondências. Além disso, a medida pode beneficiar aqueles que estão em busca de emprego, permitindo o envio de currículos. O módulo da caixa postal possui 108 caixinhas e foi colocado onde funciona a Pastoral de Rua de BH, na rua Além Paraíba, no bairro Lagoinha, região Noroeste da capital.

A iniciativa também pode proporcionar uma aproximação e manutenção de vínculos das pessoas que estão em situação de rua com parentes e amigos, visto que a caixa postal comunitária garante um endereço fixo a essas pessoas. Também é um meio de recebimento de documentos e de indicação de endereço para cadastro em programas sociais.

A medida é inovadora também para os Correios, que irão desempenhar um papel fundamental na garantia dos direitos e na inserção social de quem vive nas ruas. Embora pareça simples, a caixa postal é o começo de outras políticas públicas importantes que podem ser feitas para promover a inclusão dessas pessoas, como a garantia do emprego e acesso à justiça.

Projeto Rua do Respeito

A iniciativa foi gestada dentro do projeto Rua do Respeito, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Vicariato da Arquidiocese de Belo Horizonte. Com o projeto Rua do Respeito, as instituições buscam efetividade das políticas púbicas voltadas à população em situação de rua de modo que essas pessoas consigam o exercício da cidadania por meio da profissionalização, do acesso à Justiça, da proteção dos direitos, da reconstrução da vida e da inclusão social. Saiba mais sobre o projeto Rua do Respeito.

Leia também: 13° do Bolsa Família começa a ser pago nesta terça-feira (10)