Câmara de Ouro Preto lança vídeo explicativo sobre agendamento de Carteira de Identidade

Por Rodolpho Bohrer
0 comment

A alta demanda pelo serviço de emissão de Carteira de Identidade, oferecido em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, torna o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto um dos locais mais procurados pelos cidadãos.

Câmara de Ouro Preto lança vídeo explicativo sobre agendamento de Carteira de Identidade
Município tem enfrentado alta demanda da população para emissão do documento - Crédito: Canva

Para facilitar o processo de agendamento, a Câmara Municipal de Ouro Preto lançou um vídeo institucional que detalha, passo a passo, como realizar o agendamento de atendimento para a emissão do documento. O vídeo, produzido com informações claras e didáticas, orienta sobre o uso dos aplicativos “Gov.Br” e “MG app Cidadão” para a marcação do atendimento, além de destacar as exigências específicas, como a apresentação de documentos originais e legíveis, os casos de isenção de taxas, e a necessidade de menores de idade estarem acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.

Assista ao vídeo:

A parceria entre a Câmara Municipal de Ouro Preto e a Polícia Civil de Minas Gerais é fundamental para o funcionamento do serviço. A Polícia Civil estabelece as regras para o agendamento, atendimento, número de atendimentos diários e capacitação dos funcionários. Os servidores do CAC são treinados para avaliar a conformidade e legibilidade dos documentos apresentados, podendo deferir ou indeferir o atendimento. Após a aprovação, a Polícia Civil é responsável pelo envio do novo documento via Correios.

Atualmente, o Posto de Identificação de Ouro Preto, localizado no prédio da Câmara Municipal de Ouro Preto, realiza 40 atendimentos diários. No distrito de Cachoeira do Campo, o Posto de Identificação, situado no Centro Administrativo (Rodoviária), realiza 10 atendimentos diários. Esses números podem variar em dias de ações do projeto “Câmara Cidadã”, que oferece até 40 atendimentos em comunidades rurais.

“Para mim, como presidente desta Casa e junto aos meus colegas vereadores, é motivo de alegria poder ter modernizado e ampliado o acesso da população a esse serviço que é tão procurado. Sei que existe a cobrança para o aumento de vagas, mas o atual número está dentro do nosso limite e respeitando o que o Instituto de Identificação, em Belo Horizonte, libera pra a gente mensalmente”, frisou o vereador Zé do Binga, presidente da Câmara de Ouro Preto.

Câmara de Ouro Preto lança vídeo explicativo sobre agendamento de Carteira de Identidade
Vereador Zé do Binga é o atual presidente da Câmara – Foto: Ane Souz

Os horários para agendamento são disponibilizados às 8h30 das segundas-feiras, permitindo a livre escolha de horários até a sexta-feira seguinte. Fique atento às informações no vídeo e garanta seu atendimento. Com o documento válido em mãos, você assegura o pleno exercício dos seus direitos e cidadania.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS