Menu

Inmet emite alerta de chuva intensa nesta segunda-feira para quase todo o estado mineiro

O alerta, válido até às 11h de terça-feira (26), só não abarca algumas poucas cidades do norte e noroeste do estado.
25/10/2021 às 12:12
Tempo de leitura
2 min
Foto: Canva
Foto: Canva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para possíveis chuvas intensas para praticamente toda Minas Gerais, abrangendo 841 cidades do estado, dentre elas os municípios de Itabirito, Mariana e Ouro Preto, e também Belo Horizonte e toda Região Metropolitana. O alerta, válido até às 11h de terça-feira (26), só não abarca algumas poucas cidades do norte e noroeste do estado, conforme pode ser observado na imagem a seguir:

Alerta de chuva intensa cobre quase todo o estado de Minas Gerais – Imagem: Inmet

Além de Minas, o alerta também é válido para 100% dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e para algumas cidades de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Bahia, Tocantins, Roraima, Amazonas e todo o estado do Amapá.

A previsão é de chuvas entre 20 e 30mm/h ou 50mm/dia com ventos intensos que podem variar de 40 a 60km/h. O Instituto alerta que há pouco risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda e de descargas elétricas.  “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, avisa o comunicado. 

Veja aqui a lista completa de cidades afetadas.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:52