Menu

Criança dá entrada na UPA de Ouro Preto com suspeita de Sarampo

10/09/2019 às 18:37
Tempo de leitura
2 min

Uma menina de oito meses deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ouro Preto nesta terça-feira (10), com suspeita de Sarampo. Segundo informações do médico plantonista, César Carneiro, a criança apresenta “quase 100% dos sintomas” da doença, que é altamente contagiosa.

César explicou à equipe do portal Mais Minas que a criança está com o quadro estável, mas que necessita de estrutura hospitalar para ficar isolada. O médico ainda informou que realizou todos os protocolos, no entanto, a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto negou o pedido de internação da criança, sendo necessário que ele entrasse em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, mais precisamente com a médica infectologista chefe, para que fosse liberada a internação da paciente no hospital da cidade.

Ainda de acordo com a informação do plantonista, a infectologista resolveu internar a menina na Santa Casa por prudência. Ele ainda se demonstrou surpreso com a situação: “nunca vi isso aqui, é a primeira vez que eu vejo”.

Todos os profissionais da UPA estão empenhados no caso da criança. O médico, juntamente com a equipe, está realizando todo o protocolo de infecção, “o pessoal da limpeza trabalhou hoje sem parar”. Assim como os processos de documentação e notificação.

Até o momento a criança está aguardando para ser transferida para a Santa Casa da cidade, e caso isso não aconteça, o médico pode dar alta para que a criança possa ser internada em outro hospital do estado, ou manterá a paciente na UPA, unidade que não é ideal para esse caso, mas tendo todo o suporte necessário, inclusive para mãe. “Eu prefiro ficar nesse rumo, pois eu já vi muita coisa ruim acontecer por falta de precaução médica”, finalizou o médico.

Provavelmente os exames que o médico pediu para confirmar a suspeita de sarampo serão enviados para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Contudo, ainda não há previsão de quando sairá o resultado.

Atualização do caso

A menina que deu entrada na UPA de Ouro Preto nesta terça-feira (11), foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia no mesmo dia.