Criança dá entrada na UPA de Ouro Preto com suspeita de Sarampo

Por

Uma menina de oito meses deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ouro Preto nesta terça-feira (10), com suspeita de Sarampo. Segundo informações do médico plantonista, César Carneiro, a criança apresenta “quase 100% dos sintomas” da doença, que é altamente contagiosa.

César explicou à equipe do portal Mais Minas que a criança está com o quadro estável, mas que necessita de estrutura hospitalar para ficar isolada. O médico ainda informou que realizou todos os protocolos, no entanto, a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto negou o pedido de internação da criança, sendo necessário que ele entrasse em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, mais precisamente com a médica infectologista chefe, para que fosse liberada a internação da paciente no hospital da cidade.

Ainda de acordo com a informação do plantonista, a infectologista resolveu internar a menina na Santa Casa por prudência. Ele ainda se demonstrou surpreso com a situação: “nunca vi isso aqui, é a primeira vez que eu vejo”.

Todos os profissionais da UPA estão empenhados no caso da criança. O médico, juntamente com a equipe, está realizando todo o protocolo de infecção, “o pessoal da limpeza trabalhou hoje sem parar”. Assim como os processos de documentação e notificação.

Até o momento a criança está aguardando para ser transferida para a Santa Casa da cidade, e caso isso não aconteça, o médico pode dar alta para que a criança possa ser internada em outro hospital do estado, ou manterá a paciente na UPA, unidade que não é ideal para esse caso, mas tendo todo o suporte necessário, inclusive para mãe. “Eu prefiro ficar nesse rumo, pois eu já vi muita coisa ruim acontecer por falta de precaução médica”, finalizou o médico.

Provavelmente os exames que o médico pediu para confirmar a suspeita de sarampo serão enviados para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Contudo, ainda não há previsão de quando sairá o resultado.

Atualização do caso

A menina que deu entrada na UPA de Ouro Preto nesta terça-feira (11), foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia no mesmo dia.

Tags : , ,

Postado em 10 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.