Menu

Cruzeiro e Atlético fazem Superclássico decisivo neste domingo

10/11/2019 às 09:46
Tempo de leitura
4 min

Cruzeiro e Atlético fazem hoje (10), no Mineirão, às 16h, o último Superclássico do ano, que já teve nada menos que seis edições, somente em 2019. Com ambos os clubes fazendo temporadas ruins, o jogo de logo mais é a chance das equipes respirarem. A Raposa, se vencer, se distancia um pouco mais da zona de rebaixamento. Já em caso de vitória do Galo, o alvinegro praticamente se garante na Séria A do Brasileirão de 2020, com algumas rodadas de antecedência. O que se sabe é que, quem tropeçar sofrerá grande pressão na reta final do ano.
Vindo de nove jogos sem perder, mas tento acumulado seis empates no período, o Cruzeiro contará com a força de sua torcida, maioria hoje, para tentar se sobressair frente ao maior rival. O Atlético, por sua vez, tentará se aproveitar do aumento de confiança decorrente da última partida, quando venceu, muito bem, o Goiás, no Mineirão.

Cruzeiro

Mandante, o Cruzeiro sofrerá muitas alterações em relação ao time que iniciou o jogo no empate com o Athletico Paranaense, na última quarta-feira (6). Orejuela e Fred, que estavam suspensos, e Thiago Neves, que foi poupado, voltam ao time principal. Na defesa, é possível que Léo assuma a posição de Cacá e que Dodô seja titular no lugar de Egídio.

3 a 0

Carrasco do Atlético na Copa do Brasil, Pedro Rocha deverá ser opção de banco para o jogo de hoje – Crédito da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Atlético

O treinador Vagner Mancini faz mistério em relação ao time que entrará em campo. Mas o que se sabe é que o lateral Patric deve ser mantido no time principal, mesmo com Guga à disposição. Para o lugar de Elias, machucado, Mancini deve recuar Luan e lançar o jovem Bruninho, autor de gol na última partida, para o time titular. Mas ainda há a opção de promover a volta de Jair, recuperado de lesão, ou de Ramón Martínez, opção esta menos provável.

Retrospecto

Sem vencer o Atlético desde 2016 pelo Brasileirão, o Cruzeiro terá de quebrar o tabu para sair de campo feliz na tarde de hoje. No ano de 2019, as equipes já se enfrentaram seis vezes, e os encontros estão bem equilibrados. Foram dois empates, duas vitórias celestes e duas vitórias alvinegras. Ambos os times marcaram sete gols e levaram também sete nos confrontos.

Cruzeiro e Atlético fazem Superclássico decisivo neste domingo

Cruzeiro não vence o Atlético pelo Brasileirão desde 2016 – Crédito da foto: Bruno Cantini/Atlético

Tabela

Em 11° lugar no Brasileirão, com 39 pontos, o Atlético se encontra em situação mais cômoda que o Cruzeiro. Caso vença, o Galo pode ganhar uma posição e praticamente extinguir o risco de queda. Caso perca, o time queima um pouco da “gordura” feita em relação a zona de rebaixamento e pode cair até para a 13ª posição. Já a Raposa ocupa a 16ª colocação, com 34 pontos. Um vitória poderia deixar o time em 14º lugar. Mas caso perca ou empate, são grandes as chances do time voltar para  Z4.

Ficha técnica – Cruzeiro x Atlético

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019
Data e hora: Domingo, 10 de novembro, às 16h (horário de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte – MG
Possível escalação do Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Léo, Fabrício Bruno e Dodô; Henrique e Éderson; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e David; Fred. Técnico: Abel Braga.
Possível escalação do Atlético: Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison e Luan; Bruninho (Jair ou Ramón Martínez), Cazares e Otero; Di Santo Técnico: Vagner Mancini.
Transmissão: Globo Minas.
Arbitragem: O árbitro da partida será Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Leirson Peng Martins. O VAR fica por conta de Daniel Nobre Bins. Toda equipe é do Rio Grande do Sul.
Leia também: Cruzeiro x Atlético: um superclássico que vale muito