Menu

Cruzeiro vence Ceará e dorme na vice-liderança

04/06/2018 às 18:08
Tempo de leitura
5 min

O Cruzeiro está irresistível no Brasileirão e ganhou mais uma, dessa vez do Ceará, no Castelão na noite deste domingo. A vitória foi importantíssima para o Cruzeiro que subiu nada menos que oito posições na tabela e chegou a vice-liderança da competição. Com 16 pontos o Cruzeiro fica à frente de Grêmio e São Paulo pelo número de vitórias e quatro a menos que o líder Flamengo. A vice-liderança ainda não é certa ao fim da rodada, pois amanhã o Fluminense vai até o sul do país enfrentar o lanterna Paraná. Se vencer, o Tricolor das Laranjeiras assume a segunda colocação no campeonato e o Cruzeiro cai para terceiro.

O jogo desta noite não foi um primor técnico. O pressionado Ceará, vice lanterna da competição, entrou fechado e dificultou as ações do Cruzeiro. O Ceará até tentava se organizar em campo mas sua torcida jogava contra a equipe, vaiando e criticando desde o início do jogo, o que deixava o já limitado time ainda mais nervoso e errando lances bobos. O Cruzeiro, que não tinha nada com isso, aproveitou e abriu o placar com Sassá, após boa trama entre Rafael Sóbis e Bruno Silva e depois só se segurou para garantir mais três pontos na bagagem. Eficiência é o segundo nome do time de Mano Menezes nesse campeonato.

Primeiro tempo

No primeiro tempo só deu Cruzeiro. O Ceará mesmo jogando em casa entrou fechadinho para tentar sair no contra-ataque. Por esse motivo o Cruzeiro sofria para entrar na defesa cearense e ficava tocando bola e virando o jogo para tentar encontrar espaços. O Cruzeiro teve mais de 60% de posse de bola durante quase toda a primeira etapa.

O primeiro lance de real perigo do Cruzeiro veio aos oito minutos do primeiro tempo, numa falta cobrada por Thiago Neves que obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa. Apesar de não receber a devida atenção, Thiago Neves hoje é um dos principais cobradores de falta do futebol brasileiro. Aos 12 minutos teve ele de novo. Thiago Neves arriscou de longe e o goleiro Éverson defendeu.

E de tanto tentar o Cruzeiro foi premiado com o gol. Após belo lançamento de Rafael Sóbis, Bruno Silva cruzou para a área e Sassá se atirou na bola e empurrou para o fundo da rede. Meio sem querer é verdade, mas o suficiente para colocar o Cruzeiro na frente do placar, além de fazer a equipe subir oito posições na tabela, da décima para a segunda colocação.

Com o gol, o Ceará se viu obrigado a sair pro jogo, tanto que o técnico Jorginho fez colocou Éder Luis no jogo já aos 26 minutos. Com a mudança o Ceará adiantou suas linhas e passou a jogar mais no campo do Cruzeiro, mas sem conseguir levar perigo ao gol de Fábio. A equipe nordestina finalizou três vezes, todas para longe.

O Cruzeiro ainda tentou mais alguns ataques, mas sem levar grande perigo. Assim as equipes foram para o intervalo com um a zero no placar para o Cruzeiro.

Segundo tempo

Na segunda etapa o nível do jogo caiu bastante. O Ceará tentava sem sucesso atacar, parando nas suas próprias limitações técnicas e nervosismo dos atletas que a cada toque na bola eram vaiados pela sua própria torcida. A equipe cearense levou perigo apenas em chute de fora da área, onde Fábio fez grande defesa. Nas outras vezes em que chegou, apenas bolas fáceis para Fábio ou batidas para longe da meta cruzeirense.

Já o Cruzeiro segurou o ritmo no segundo tempo, sendo até displicente em muitos lances, Em jogos maiores o time não pode se dar ao luxo de jogar de tal forma. A entrada de Mancuello no lugar do amarelado Bruno Silva piorou bastante o time, deixando a equipe mais lenta e sem a forte válvula de escape do lado direito que tinha com o camisa 20. Mancuello entrou noutro ritmo em campo e errou quase tudo que tentou.

Apesar de alguns lances esporádicos o Cruzeiro não incomodou muito o Ceará. A equipe celeste apenas se resguardou e garantiu os três pontos, sem correr riscos. Raniel mais uma vez entrou bem no jogo, no lugar de Sassá, e vem se tornando cada vez mais uma ótima opção para Mano Menezes. Veloz e brigador o atacante, com o devido amadurecimento técnico e psicológico, pode vir a dar muitas alegrias para a torcida azul. Outro que entrou bem foi o jovem Marcelo, de 20 anos, oriundo das categorias de base do Cruzeiro. O jogador que substituiu Rafael Sóbis fez apenas seu segundo jogo como profissional, mas demonstrou boa técnica e velocidade, além de pressionar bem os adversários e recompor a marcação. Se continuar tendo chances pode se tornar uma boa alternativa de velocidade para o time de Mano. Apostar na base nunca é demais.

Agora o Cruzeiro tem até terça-feira para se preparar pois enfrenta o Vasco da Gama na quarta, no Mineirão, no último jogo diante da sua torcida até a parada para a Copa do Mundo.

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:22