Menu

Cruzeiro volta a vacilar na finalização e perde oportunidade de se afastar do Z4

04/11/2019 às 13:55
Tempo de leitura
4 min

O Cruzeiro perdeu, neste domingo (4), a oportunidade de abrir vantagem da zona de rebaixamento do Brasileirão. O time celeste empatou, em casa, com o Bahia, por 1 a 1 e continuou com os mesmos dois pontos de distância que tinha do Fluminense, 17° colocado, no início da 30ª rodada. E a vitória só não veio por dois problemas que vem sendo recorrentes na vida do cruzeirense: o VAR e a falta de pontaria.

Desde o início do jogo o Cruzeiro pressionou, tendo as melhores chances da partida, mas não foi efetivo. O primeiro a perder um gol claro foi David, que livre, de dentro da pequena área, cabeceou para fora um cruzamento de Orejuela. Depois foi a vez de Fred, que ficou com a sobra de um escanteio e, também na pequena área, isolou.

No final da partida, já com o 1 a 1 no placar, Thiago Neves teve boa chance após cruzamento de Dodô, mas cabeceou para fora.

Gols

O gol do Bahia saiu aos 21 do segundo tempo, com Fernandão batendo pênalti, cometido por Orejuela. O lateral colombiano recebeu uma bolada na mão, dentro da área, ao pular com os braços longe do corpo. Apesar do pênalti ter sido bem marcado, o lance não era para cartão amarelo, que, no caso, foi o segundo do camisa 28, que teve de deixar o campo, expulso.

Já o empate celeste saiu aos 29 da segunda etapa. Sassá, que havia entrado no decorrer da partida, fez ótima jogada carregando a bola desde o meio de campo, tocou e recebeu de Thiago Neves, ajeitou a bola e, de perna direita, acertou um chutaço, no ângulo. Indefensável para o goleiro Douglas.

Cruzeiro volta a vacilar na finalização e empata com o Bahia

Sassá comemora gol com sua tradicional “Sassarada” – Crédito da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

VAR

E, a exemplo de outras partidas, o Cruzeiro pode reclamar do VAR. Primeiro num lance de pênalti não marcado sobre o ponta David, no início do primeiro tempo. A penalidade, apesar de clara, não foi marcada, pois foi assinalado um impedimento inexistente do camisa 11. Como a arbitragem não seguiu o protocolo de “deixar o jogo correr” nesse tipo de lance, o árbitro de Vídeo não pôde revisar a jogada. Além disso, o Bahia repôs a bola em jogo rapidamente e não houve tempo do VAR chamar o juiz para uma revisão. Erra do árbitro que não mandou segurar o jogo.

E depois na expulsão do lateral Orejuela, que recebeu o segundo amarelo no lance do pênalti, onde a bola bate no seu braço que estava aberto. Apesar da penalidade ter sido bem marcada, o segundo amarelo foi exagerado, pois o jogador não teve a intenção de bloquear a bola, estando, inclusive, de costas, no lance.

Tabela

Com o empate, a situação do Cruzeiro no Brasileirão não mudou muito. O time mineiro segue na 16ª colocação, agora com 33 pontos, dois a mais que o Fluminense, time que abre a zona de rebaixamento. O Bahia, por sua vez, caiu uma posição e é atualmente o décimo colocado, com 42 pontos.

Próximas partidas

O Cruzeiro volta a jogar na quarta-feira (6), às 21h30, na Arena da Baixada, contra o Atlético Paranaense. Caso vença, o time mineiro pode chegar na 14ª colocação e respirar na competição.

Já o Bahia pega a lanterna Chapecoense, em casa, no mesmo dia e horário. O time baiano precisa da vitória para se manter firme na briga pela Copa Libertadores 2020. Os jogos serão válidos pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.