Menu

Truques de decoração para fazer sua cozinha compacta ficar completa

06/01/2020 às 20:31
Tempo de leitura
6 min

Se você mora em um apartamento de pequenas dimensões sabe bem o quão desafiante é decorar uma casa. Sua cozinha é compacta. Mesmo assim, ela pode ser completa – bonita, prática e funcional.

O fato é que, para que o resultado final fique satisfatório, será preciso planejar bem cada um dos detalhes de arquitetura e design de sua cozinha compacta.

Crédito da foto: GoUp Arquitetura/Viva Decora

O que não pode faltar em uma cozinha

A cozinha é um dos cômodos mais importantes para o funcionamento de uma residência. Sem que ela esteja completa não há condições alguma de habitar o imóvel. E em sua planta precisam constar alguns elementos bem importantes.

Quanto a isto, é preciso citar, de imediato, o nome de três equipamentos: a geladeira, o fogão e a pia. Tais peças devem ficar devidamente distantes – é como dita a tal “regra do triângulo”.

Depois disso, pode-se falar de outros itens que sempre costumam aparecer em várias decorações de cozinha. Primeiro, os mais diferentes módulos de armários e balcões. Segundo, alguns aparelhos elétricos – como micro-ondas, forno e batedeira – e mais utilitários – como suporte para pratos, rolos de papel e potes de temperos. Ter ou não tudo isto dentro da cozinha vai depender das preferências dos próprios usuários deste ambiente.

Crédito da foto: SP Estudio/Viva Decora

Como lidar com o desafio de uma cozinha compacta

Mesmo que a sua cozinha apresente dimensões reduzidas, ela precisará ser completa. De algum modo, tudo o que é importante para o seu funcionamento tem que caber na planta baixa – a começar pelos três equipamentos do “triângulo funcional”.

Depois, o espaço que “sobrar” deverá ser bem otimizado – para que possa ser acrescentado ao cenário o maior número de elementos possível.

Contudo, ao mesmo tempo em que se espera aproveitar ao máximo a áreas livres existentes na cozinha, diz-se que não se pode exagerar. ‘Menos é mais’, já diziam os modernistas. Quer dizer que, num cômodo pequeno, o melhor é colocar só o básico. Assim, o visual da decoração parecerá mais leve e a sensação de ‘ambiente compacto’ será amenizada.

De preferência, a geladeira não deve ficar logo na entrada da cozinha, para evitar qualquer ideia de opressão. É melhor deixar os grandes equipamentos para o fundo da planta – sempre respeitando o “triângulo”, claro.

Já aparelhos como fogão e forno o mais próximo possível de uma ventilação, mas fora da rota de fuga, para não comprometer a segurança das pessoas em caso de emergência.

Crédito da foto: Archdesign Studio/Viva Decora

Ainda é preciso dizer que, em caso de uma planta de dimensões reduzidas, o que geralmente os designers sugerem é explorar a verticalidade do ambiente.

Quanto mais área de parede puder ser aproveitada melhor. Em último caso, se possível, pode-se propor a integração da área da cozinha com a sala de estar, sala de jantar ou varanda gourmet da casa.

Crédito da foto: Carla Cuono Arquitetura e Interiores/Viva Decora

Por fim, é uma questão de projeto. Pensar no desenho dos móveis da cozinha – os planejados em módulos claros e com puxadores ocultos são a melhor opção para este tipo de cômodo.

Também em seus revestimentos – preferencialmente usar os mais claros, mas podem-se dar alguns toques de cor em pontos estratégicos do ambiente. E no esquema de iluminação – o que valorizará ainda mais a proposta de decoração.

Crédito da foto: Triplex Arquitetura/Viva Decora

Crédito da foto: Studio Ipse e  Danyela Corrêa /Viva Decora

Ideias criativas para sua cozinha compacta

Há formas bem legais e simples de otimizar a planta de uma cozinha compacta. A primeira delas, como já foi dito antes, é explorar a verticalidade do cômodo, ou seja, as superfícies das paredes.

Quanto mais módulos de armários aéreos forem possíveis de serem instalados no cômodo melhor. Na região sobre o fogão, ao invés de uma coifa, pode-se colocar um exaustor comum, permitindo ter, acima, mais módulos.

Entre os armários de cozinha comuns, podem-se ter várias prateleiras e nichos também. Aliás, para este tipo de cômodo, são vendidos nichos abertos, nichos com portas transparentes e espelhadas, e nichos garrafeiros.

Então, pode-se brincar com estas opções e criar várias composições diferentes de armários para a cozinha – de linhas mais simétricas ou assimétricas.

Crédito da foto: Archduo Arquitetura/Viva Decora

Crédito da foto: Revista Viva Decora e Bianchi & Lima Arquitetura/Viva Decora

Também é possível investir em torres funcionais – onde é possível embutir micro-ondas e forno elétrico. Outra boa ideia, quando não se tem muito espaço para balcões, é usar cooktop – o que também ajuda a liberar espaço para a instalação de uma máquina de lavar pratos, por exemplo. E, por fim, apostar em módulos com partes móveis ou expansivas, para aumentar a funcionalidade da cozinha compacta.

Na etapa final de projeto, é preciso avaliar algumas questões mais estéticas. Por exemplo, decidir entre balcões fixados às paredes – em nível elevado do chão -, ou com rodapés – com possibilidade de iluminação embutida.

Usar gavetões ao invés de módulos com portas. E fazer uma moldura para encaixar a geladeira no conjunto. Coisas simples que ajudariam a dar a sensação de que a cozinha é mais ampla.

Crédito da foto: Milena Bomediano/Viva Decora

Crédito da foto: Batistelli Arquitetura e Design/Viva Decora

Então, o que achou dessas ideias? Observe outra vez as imagens deste texto. Estes exemplos apresentados ajudam a provar que cozinhas compactas também podem ser completas.

Use tudo que foi dito e mostrado antes como guia para elaborar o seu projeto de decoração. E nunca esqueça, quando preciso, de consultar um profissional especialista em interiores – como um designer ou arquiteto.

Essas dicas de como deixar completa uma cozinha compacta foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também: