Menu

É o Dia Mundial Sem Carro!

22/09/2018 às 17:46
Tempo de leitura
2 min

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro, a oportunidade de fazer um balanço do nosso modo de vida e fazer uma reflexão sobre o uso que podemos fazer do carro. É também a hora de apreciar pássaros cantando e ar fresco…

A data é comemorada em muitas cidades ao redor do mundo, um evento que incentiva todos a deixar seus carros em casa, a fim de redescobrir o charme de suas cidades sem tráfego.

O Dia Mundial Sem Carro é lembrado todos os anos no dia 22 de setembro. Inicialmente a iniciativa era inteiramente europeia, com as primeiras iniciativas limitadas nas cidades de Reykjavik (Islândia) e Bath (Reino Unido). A primeira campanha nacional aconteceu em 1997 na Inglaterra, até o grande salto de 2000, quando o Dia Mundial Sem Carro se tornou um evento do mundo real.

Atualmente, a data é comemorada em cerca de 1.500 cidades espalhadas em 40 países diferentes, muitas vezes de formas diferentes, mas unidas por um único objetivo real: reduzir o número de carros nas ruas e, portanto, o tráfego e a poluição.

O maior benefício para a sociedade será um dia com menos congestionamentos de trânsito, um ambiente mais verde e menor demanda de combustível.

No Brasil, no último dia 07 de agosto, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou relatório favorável ao PLC 83/2017, já aprovado pela Câmara, que cria o Programa Bicicleta Brasil (PBB).

O programa aguarda sanção presidencial e tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, a ser implementado em todas as cidades com mais de vinte mil habitantes, visando a melhoria das condições de mobilidade urbana, financiado com parcela da arrecadação de multas de trânsito, parcela da CIDE-combustíveis, dotações orçamentárias e contribuições e doações.

Junte-se ao dia mundial sem um carro! Colabore pelo bem de todos!

Leia também: 21 de setembro: Dia da Árvore

Última atualização em 19/08/2022 às 10:39