Com apenas uma agulha que possui uma espécie de gancho nas pontas e um novelo de barbante é possível criar um chapéu, uma bolsa, uma touca, uma toalhinha de mesa, um tapete, uma blusa infantil ou um biquíni, isso mesmo, estamos falando sobre crochê.
O crochê é um artesanato que surgiu no século 16, entretanto, ele teve o seu auge na França, em 1800, após uma francesa que descobriu a técnica, e que decidiu ensiná-la através de um livro. Não demorou muito para que os pontos quadriculados caíssem no gosto popular.
No Brasil, o crochê ganhou muito espaço, principalmente nas regiões norte, nordeste e em Minas Gerais. Anualmente, artesões brasileiros exportam seus produtos, alguns deles fazem parte de desfiles de moda e são peças chaves de looks das mais diversas celebridades.
Além de ser a fonte de renda de muitos, o crochê entrega efeitos terapêuticos ao cérebro humano. Assim como o tricô e o bordado, fazer crochê ajuda a diminuir o stress, ansiedade e a depressão. Então vamos pegar os materiais e começar a “crochezar”!
+ Sete opções de flores para decorar o jardim
Material
Agulha
A agulha utilizada na confecção de peças em crochê possui uma ponta arredondada. Ela é de fácil manuseio, não deve ser exposta a crianças.

Linha
Na hora de escolher a linha de crochê é importante pensar sobre a peça que se deseja criar. No caso de um casaco, a linha ideal é a lã, pois ela esquenta mais e é comumente usada na confecção de peças para compor o enxoval de bebês. Já para quem quer fazer um caminho de mesa, pano de mesa, ou peças mais leves, o ideal é usar a linha mesmo. Devemos nos atentar ao número que define a espessura da linha. Agora, se você tem o objetivo de criar peças mais estáveis como chapéu, bolsa ou tapete de crochê, o material indicado é o barbante.

Opções de peças para fazer em crochê
Blusa
O trabalho manual das crocheteiras é muito valorizado pelos estilistas. As blusas, quando confeccionadas em pontos mais largos, entregam um “mood” praieiro. Existem também as blusas para bebês, que geralmente são casaquinhos e saídas de praia.

Colcha de cama
As colchas de crochê geralmente são usadas em lugares com temperaturas mais altas. São peças grandes e demandam mais tempo para serem confeccionadas.

Tapete
Os tapetes de crochê são peças de venda mais fáceis. Eles podem ser feitos de lã, porém, é comum de serem confeccionados em barbante. Geralmente, os pontos mais apertadinhos que deixam o tapete mais fechados são usados. Tapetes de crochê são artigos de decoração.

Biquíni
Eles já são famosos. Os biquínis de crochê são os mais almejados, principalmente entre modelos.

Enxoval de bebê
Para compor o enxoval do bebê que está para chegar, há um leque de opções, sapatinho, manta, touca, luvas, casaquinho, lembrancinha, calça, etc.

Porta-treco
Seja na cozinha, para o quarto ou até mesmo para vestir vasos de flores que enfeitam a sala, o crochê entrega um charme especial e leveza á decoração. Ele também é usado em tampas de potes.

Bolsa
Bolsas confeccionadas em crochê podem ser feitas de linha ou de barbante, a vantagem da linha é que possui opções de cores, enquanto que o barbante é cru.

Chapéu, touca e acessórios
A lista de produtos que podem ser feitos no crochê não tem fim (risos). Além de todos acima citados, é possível fazer também chapéu de Sol e toucas, sem contar na diversidade de acessórios que vão desde tic-tac para cabelo até cinto.
