Menu

Qual língua devo aprender primeiro Inglês ou espanhol

14/09/2021 às 15:00
Tempo de leitura
6 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Saber um novo idioma é desejo de muitos brasileiros. E existem diversas motivações, como por exemplo: buscar novas oportunidades de emprego, ampliar os conhecimentos do mundo, viajar, entre outros. No momento em que muitos brasileiros escolhem qual língua estrangeira será estudada, muitos vão se deparar com a seguinte dúvida: qual é a melhor escolha de começar primeiro, inglês ou espanhol?

Se você busca por facilidade, a resposta será sem dúvidas o espanhol.

Atualmente, existe um mau conceito sobre a dificuldade de se aprender o idioma inglês, muitas vezes quando nós queremos aprender um novo idioma, o nosso cérebro vai precisar se reprogramar para aprender as novas regras que são impostas com o novo dialeto, e com isso fica fácil aprender uma nova língua quando a pessoa imergir totalmente na cultura do idioma estudado.

Você sabia que o latim deu origem ao Português, Espanhol, Italiano, Francês?

O inglês teve a sua origem do dialeto anglo-frísio e saxão, e por isso ele é algo totalmente diferenciado do que estamos acostumados a falar e a ouvir.

Mesmo português e inglês ter origens diferentes, os dois têm muitas palavras que tem algumas semelhanças e muitas vezes significam quase a mesma coisa. Porém, a construção do idioma é de outra origem, sendo outra forma de pensamento.

Deseja aprender mais sobre essas duas línguas? Se a resposta foi sim, continue neste artigo, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Como escolher entre inglês ou espanhol?

Espanhol

O espanhol em relação a quantidade de falantes ao redor mundo, ele só perde para o inglês e para o mandarim. Ao redor do mundo tem em média de 400 milhões de pessoas nativas do espanhol e mais de 100 milhões que adotaram o espanhol como segunda língua. E por isso, hoje existe mais de meio bilhão de pessoas que falam espanhol ao redor do mundo.

Podemos definir que o espanhol é porta de entrada de quase 20 países que têm o espanhol como idioma oficial. Exemplo: Espanha, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México.

O Brasil está rodeado de países hispanofalantes, e muitas empresas espanholas atuam dentro do território brasileiro, e por isso elas precisam de funcionários que tenham o domínio da língua para se comunicarem com clientes e fornecedores. Muitas empresas oferecem Curso de Espanhol para os seus funcionários, como maneira de melhorar o entendimento deles.

Inglês

A língua inglesa tem o domínio global, podemos defini-la como língua universal. O inglês está presente em praticamente em diversos lugares ao redor mundo, como por exemplo: sites na internet, filmes, jornais, revistas, publicações científicas e outros conteúdos. Todos esses meios de comunicação lançam os seus conteúdos em inglês primeiro, e somente depois de algum tempo a tradução. O inglês é eleito como a segunda língua de muitos países.

Dentro do mercado de trabalho ele também está muito presente. O profissional que é fluente em inglês possui diversas vantagens estratosféricas quando comparado com os que somente falam português. Inclusive, o inglês é pré-requisito em muitas vagas de trabalho.

Por ser considerado uma língua universal, ele tem o objetivo de facilitar muito a comunicação de diversas pessoas. E quando a pessoa é fluente no idioma, fica cada vez mais fácil conhecer o mundo todo e se beneficiar em diversas áreas.

Por que aprender inglês e espanhol?

Os dois idiomas têm grande relevância não somente para os brasileiros, como no mundo inteiro. Pois, os dois ocupam as primeiras posições dos idiomas mais falados ao redor do mundo. Somente com essa informação já é o suficiente para compreender a magnitude desses dois idiomas ao redor do mundo.

Os dois idiomas têm a sua importância em diversos motivos, os dois são muito exigidos dentro do mercado de trabalho, além de estarem presente em diversas atividades de lazer, estudo e do turismo.

Ambas as línguas são fundamentais para garantir uma ótima comunicação com as pessoas ao redor do mundo.

Começar a estudar inglês ou espanhol?

Escolher qual se deve aprender não é uma tarefa fácil. Indicamos que se for possível, tente aprender os dois idiomas ao mesmo tempo. Os dois idiomas vão lhe dar embasamento linguístico com o objetivo de se comunicar em qualquer lugar ao redor mundo. E os dois juntos, podem potencializar ainda mais o seu currículo.

Os dois idiomas têm o objetivo de auxiliar muito na comunicação das pessoas, seja pelo turismo, nos negócios, dentro dos estudos e dentro do trabalho. Podemos definir que os dois têm a finalidade de expandir os horizontes das pessoas.

Caso você não tenha condições de começar a estudar as duas línguas, pense bem. Indicamos que você leve sempre em consideração os seus objetivos.

Como, por exemplo, se o seu desejo é fazer um intercâmbio nos Estados Unidos? Comece pelo inglês. Porém, se você pretende fazer uma viagem para a Argentina, o espanhol é a melhor opção para se aprender primeiro.

Quando pensamos na facilidade de aprendizado, o espanhol ganha alguns pontos a frente. A língua espanhola tem diversas similaridades com a língua portuguesa. E esse fator poderá contribuir para a sua escolha.

Mas, em contrapartida, se você deseja se especializar para o mercado de trabalho brasileiro, um Curso de Inglês é a melhor opção. Como já dissemos nesse artigo, muitas empresas favorecem os candidatos que possuem fluência em inglês.

Sempre quando tomamos a decisão de aprender um determinado idioma, você precisa escolher por qual começar analisando os seus objetivos pessoais e profissionais. O inglês é um pré-requisito para muitos empregos e o espanhol para um brasileiro pode ser mais urgente do que o inglês, por causa da geografia, o Brasil faz divisa com muitos países com a língua espanhola.

Depois de ler sobre qual língua devo aprender primeiro Inglês ou espanhol, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Última atualização em 19/08/2022 às 07:26