A tarde desta terça-feira foi marcante para a região dos inconfidentes com a posse de Duarte Júnior como Deputado Federal na Câmara dos Deputados em Brasília.
Dú, que teve 40826 votos no pleito de 2022, com votos em 687 municípios mineiros, ficou como suplente de seu partido, o Republicanos. Agora, Duarte Júnior assume como Deputado no lugar de Euclides Pettersen, que deverá concorrera prefeitura de Governador Valadares no fim do ano.
Rompimento da Barragem de Fundão
Em seu discurso de posse, Duarte Júnior ressaltou sua trajetória na política marianense, agradeceu ao público pela confiança no trabalho e enfatizou o maior desafio que enfrentou à frente da Primaz de Minas, em 2015, com o rompimento da barragem de Fundão.
“Em 6 anos a cidade de Mariana perdeu mais de R$ 1 Bi em receitas. Estamos todos os dias reconstruindo e buscando soluções. Venho para cá, com o principal objetivo, junto de cada deputado, aprender um pouco mais e buscar a repactuação.
São 8 anos da maior tragédia ambiental do país. Iremos lutar por essa justa reparação pelo povo brasileiro e pela bacia do Rio Doce. Precisamos fazer valer a nossa voz.
Precisamos representar com muita determinação o povo brasileiro e demonstrar que temos condições sim, de buscar a justa reparação a todos os municipios, a todos os atingidos que sofrem com o que aconteceu.”
Duarte Júnior durante a posse
Saneouro
Outro ponto de destaque no primeiro discurso de Duarte Júnior como deputado, aconteceu ao citar a cidade de Ouro Preto e o impasse com a Saneouro no abastecimento de água.
“Entendo que aqui, a gente representa o sentimento do povo que nos colocou. E representando também a cidade de Ouro Preto, deixo aqui o sentimento desse povo que tem sofrido muito com a implementação da Saneouro com relação a cobrança de água no município.
Não venho para cá para fazer falsas promessas, mas irei cobrar sim, que nós temos que buscar soluções. Não é justo que aquele povo sofra tanto, como acontece hoje.”
Duarte Júnior durante a posse