Menu

Prefeitura de Mariana aborda economia criativa em Fórum de Diversificação

07/12/2023 às 21:54
Tempo de leitura
4 min
Arte: divulgação
Arte: divulgação

Para planejar a cidade do futuro, o município realiza o Fórum de Diversificação Econômica, que promoverá troca de conhecimento, identificação de oportunidades, geração de ideias criativas e networking entre os participantes.

Com o propósito de apontar novos caminhos para o desenvolvimento sustentável do município, com ações integradas e práticas, estabelecidas por meio do diálogo entre o poder público, lideranças dos setores e a sociedade, a Prefeitura de Mariana realiza o Fórum de Diversificação Econômica na próxima terça-feira (12). O evento, gerido pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), acontece no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, entre 13h e 21h.

Ao lançar o tema “Mudança é a palavra chave!”, esta edição propõe a economia criativa com foco na produção artesanal, turismo e cultura, como uma das atividades econômicas capazes de ampliar a geração de emprego e renda. Conforme o prefeito Celso Cota, Mariana é um município com muitas aptidões e valorizar cada uma delas é um caminho para o desenvolvimento.

“Temos gastronomia tradicional, cenários exuberantes, produção de panela de pedra, tapete, café e tantos outros produtos artesanais. Há 10 anos conseguimos fazer de Mariana a Capital do Iron Bike, trazendo para o município um público novo, hoje, queremos avançar mais”, ressalta. O evento reúne líderes empresariais e empreendedores, gestores públicos municipais e estaduais, ONGs, agentes de desenvolvimento regional e outros atores-chave para discutirem a temática em palestras e painéis.

Programação

Painéis de discussão, palestras e exposições de empresas e empreendedores permeiam a programação do evento. O cantor e escritor Leo Chaves vai falar sobre a “Arte de se reinventar”. Inovação, reforma tributária e investimentos também são

assuntos contemplados no evento. Para o prefeito, o Fórum tem uma missão. “É uma oportunidade para pensar a diversificação econômica e trabalhar, setor público e privado, no mesmo objetivo: gerar emprego, renda e qualidade de vida para o marianense”, conclui. Durante a programação, a Gestão de Mariana irá apresentar o projeto de um Distrito Empresarial para o município.

Expositores

Os estandes do Fórum de Diversificação Econômica de Mariana têm exposição de empreendedores da economia criativa. As empresas Cedro Mineração, Samarco e Vale vão orientar a população sobre habilitação para processos de aquisição de produtos e serviços. Além de fomentar o debate sobre oportunidades e desafios no mercado, o Fórum de Diversificação Econômica de Mariana propicia aos participantes fazer network e ampliarem seus negócios.

Patrocinam a iniciativa a Samarco e Sicredi. A Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mariana, entidades que oferecem suporte e representatividade ao setor produtivo estão entre os apoiadores, junto a Fundação Renova, Vale, Cedro Mineração, Governo de Minas Gerais, Invest Minas, BDMG, Sebrae e WFT Internet Banda Larga.

  • Inscreva-se e confira a programação no site oficial do evento: www.fdemariana.com.br.
  • A entrada é gratuita.
  • Vagas limitadas.
  • FÓRUM DE DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA Data: 12/12/20023
    Hora: 13h – 21h
  • Local: Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães (Av. Getúlio Vargas, no 110 – Centro | Mariana)