Menu

FÁCIL! Como emitir uma nota fiscal gratuita

18/03/2023 às 11:06
Tempo de leitura
3 min

Desde o início da pandemia, tem sido observado um aumento constante no número de Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil. Esses indivíduos trabalham de forma autônoma e se registram como pequenos empresários ou pessoas jurídicas, o que lhes garante vários benefícios, como uma tributação simplificada e a capacidade de emitir notas fiscais.

Com o crescimento da quantidade de MEIs, a Receita Federal tem se esforçado para facilitar a vida dos pequenos empreendedores. Em 2022, por exemplo, foi lançado o aplicativo Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). Essa ferramenta é uma solução que visa tornar a emissão de notas fiscais para profissionais autônomos mais fácil e prática.

App de NF

O aplicativo NFS-e é uma ferramenta que pode ajudar a solucionar uma das maiores dificuldades enfrentadas por Microempreendedores Individuais no seu cotidiano: como emitir notas fiscais. Esse aplicativo facilita o processo de emissão de notas fiscais e torna a rotina dos MEIs mais simples. É importante, no entanto, observar que a utilização desse aplicativo depende da adesão das prefeituras locais à Plataforma de Administração Tributária Digital.

Mas você deve estar se perguntando como ter acesso a essa plataforma de emissão de nota fiscal, certo? Na verdade, o processo é bem simples. Para acessar o Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, é necessário realizar um cadastro, seja como pessoa física ou jurídica. Em seguida, é preciso fornecer algumas informações pessoais para avançar no processo. Além disso, a plataforma pode solicitar informações adicionais, como o título de eleitor e comprovante de declaração de Imposto de Renda. Após a conclusão dessas etapas, o portal pedirá que você informe seu e-mail e crie uma senha de acesso.

Mais detalhes

O processo de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) através do Portal Nacional, seja pela web ou pelo aplicativo, é simples e intuitivo. Essa facilidade torna a emissão de notas fiscais mais rápida, prática e acessível a empreendedores de diferentes idades e áreas de atuação.

O desenvolvimento de aplicativos como a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços contribui para tornar mais fácil, possível e acessível a escolha pelo microempreendedorismo individual. Simplificar o processo é benéfico tanto para o MEI quanto para a Receita Federal, uma vez que evita confusões e erros na declaração de Imposto de Renda, por exemplo.

Diante disso, fica evidente a importância de ferramentas que simplifiquem processos burocráticos como a emissão de notas fiscais.

Se você ainda não sabe como emitir uma nota fiscal como Microempreendedor Individual de forma gratuita e simples, explicaremos o processo. Após se cadastrar e acessar a plataforma nacional, você poderá emitir suas notas fiscais eletrônicas. Para emitir notas através do Emissor Web, basta clicar no símbolo “+”, optar pela emissão completa ou simplificada e sua nota fiscal estará pronta.