Menu

Entrevista de Emprego: você está preparado(a)?

15/03/2017 às 15:56
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A entrevista de emprego é uma das etapas do processo de seleção para uma vaga e num momento delicado como o que temos vivido, é importante que o candidato se prepare de forma a conseguir impressionar o entrevistador e alcançar o seu objetivo. A seguir vou dar alguma dicas importantes para você que deseja passar por uma entrevista de emprego.

Dicas para uma entrevista de emprego

  1. Seja pontual!!! Chegar atrasado a uma entrevista de emprego é um atestado de irresponsabilidade.
  2. Procure se informar sobre as atividades da empresa que está contratando. O que ela faz, quem são seus principais clientes, a empresa tem unidades em outros lugares, quais são os valores desta empresa. Muitas informações podem ser obtidas no próprio site da empresa.
  3. Cuide da sua apresentação.  Nada de exageros. Roupas simples e limpas,sem decotes ou transparências e nada de saia curta ou shorts para as mulheres. Acessórios discretos e maquiagem leve.  Roupas simples e limpas para os homens também.  Deixe os bonés, bermudas, correntes e óculos escuros para a balada.  Valendo para homens e mulheres, nada de exageros, mascar chicletes e muito asseio com os cabelos, unhas, nariz, boca.  Perfume suave.
  4. A dinâmica da entrevista de emprego pode ocorrer de várias formas. Normalmente são feitas algumas perguntas sobre a vida pessoal, o que gosta de fazer, relacionamento com a família, falar das experiências profissionais.

Mas em alguns casos, pode ser feita uma simulação para ver como o candidato reage. Por exemplo, se é uma vaga para vendas, pode ser solicitado ao candidato que mostre como ele ofereceria o produto ao cliente. Então a dica é se preparar para mostrar como agiria em alguma situação que pode ocorrer para o cargo que você pretende ocupar.

Existem situações também, onde serão mais de um entrevistador. E é tudo muito rápido: um pergunta e você nem terminou de responder, o outro entrevistador pergunta também. É uma forma de ver como você reage sobre pressão, sua agilidade e desenvoltura. Tente manter a calma, preste muita atenção ao que está sendo perguntado e se não entender, peça para repetir.

Você também pode fazer perguntas durante a entrevista de emprego, mas deixe seus questionamentos para o final.  Lembre-se que você está ali para que te conheçam então responda claramente o que lhe for perguntado, mas de forma objetiva, ou seja, sem falar desnecessariamente.

Espero que as dicas tenham lhe ajudado e desejo muito sucesso a você!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 18/04/2023 às 02:38