Menu

Atlético perde segunda competição de forma invicta no ano; entenda

Em 2021, o Atlético foi eliminado na Copa Libertadores e perdeu a final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 sem saber o que é perder.
29/09/2021 às 14:08
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza/Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

Perder uma competição de forma invicta pode parecer algo muito improvável, afinal, como uma equipe de futebol, ou mesmo de outro esporte, pode não ser campeão sem ter perdido sequer um jogo? Bom, mesmo com tamanha estranheza, o Atlético soube bem o que é isso em 2021, após ser eliminado da Copa Libertadores e perder nos pênaltis a final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2.

Com uma campanha incrível, o Atlético foi a melhor equipe da fase de grupos da Copa Libertadores, entre 32 times sul-americanos. O Galo fez 12 jogos na principal competição nacional, venceu sete e empatou outros cinco, dando em um aproveitamento de 72,2% e a segunda melhor defesa da competição, com apenas quatro gols sofridos.

Mesmo assim, o Atlético foi eliminado nas semifinais da Copa Libertadores após empatar em 1 a 1 com o Palmeiras nessa terça-feira, 28 de setembro, no Mineirão, por conta do gol qualificado. Vale lembrar que Hulk perdeu um pênalti no jogo da ida, em São Paulo, que terminou em empate sem gols. Com isso, o Galo deixou a principal competição continental sem perder sequer um jogo.

Pelo futebol feminino, o Atlético passou por situação parecida. As Vingadoras foram vice-campeãs da Série A2, perdendo para o Bragantino na disputa de pênaltis. Dos 12 jogos disputados, o Galo venceu oito e empatou quatro. Nas finais, contra o Bragantino, houve empate em 0 a 0 nos dois jogos e a equipe paulista acabou faturando o título após vencer por 4 a 2 nas penalidades. Ainda assim, o Alvinegro se classificou para a elite do futebol brasileiro na categoria.

Vice-campeão Brasileiro invicto em 1977

Em 1977, o Atlético também perdeu um título de forma invicta. No Campeonato Brasileiro daquele ano, a decisão entre Galo e São Paulo foi decidido nos pênaltis e os paulistas levaram a melhor.

O Campeonato Brasileiro de 1977 era formado por 62 clubes, divididos em três fases de grupos até a classificação para as semifinais, foi o primeiro Brasileirão decidido por uma disputa de pênaltis.

Um dos maiores times do Atlético e da história do futebol Brasileiro, o time atleticano de 1977 foi o de melhor campanha da competição, com 17 vitórias e três empates. Naquela época, a vitória valia apenas dois pontos, o que deu em 10 pontos de vantagem sobre a segunda melhor campanha, justamente a do São Paulo.

No Campeonato Brasileiro de 1977, o Atlético teve o melhor ataque da competição, com Reinaldo voando aos 20 anos de idade, marcando 28 gols em 18 jogos e estabelecendo um recorde de gols que só foi quebrado 20 anos depois.

Mas, na decisão, já ano de 1978, o Atlético não conseguiu manter a boa fase na disputa de pênaltis e acabou deixando escapar o titulo de 77. A eliminação na Libertadores deixou um sentimento parecido no torcedor atleticano, que viu, novamente, a cobrança de penalidade (perdida por Hulk no primeiro jogo contra o Palmeiras) tirar o time da competição e descartar toda a excelente campanha que tinha feito até aqui.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:14