Menu

Com grande aproveitamento no Brasileirão, Atlético tem equilíbrio de campeão

Com o melhor aproveitamento do Brasileirão (72%), o Atlético vem fazendo história em 2021, somando números equivalentes aos dos últimos campeões da competição.
08/11/2021 às 11:57
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético venceu o clássico contra o América na tarde desse domingo, 7 de novembro, pelo placar mínimo, no Mineirão. O gol foi marcado pelo lateral-esquerdo Guilherme Arana, aos 17 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o Galo continua líder do Campeonato Brasileiro, com 65 pontos e se aproxima ainda mais do título da competição, que não conquista há 50 anos.

Com um rendimento incrível, o Atlético, do técnico Cuca, vem fazendo história em 2021. O Galo tem o melhor aproveitamento do Campeonato Brasileiro (72%) e, além disso, é o primeiro como mandante na competição, líder dos dois turnos e time com a melhor defesa do Brasileirão.

Em seus domínios, o Atlético tem 89% de aproveitamento, no primeiro turno 74%, no segundo 70%, e tem uma média de 0,73 gols sofridos por partida. Além disso, o Galo é o terceiro melhor visitante, com 56% de aproveitamento, e tem o segundo melhor ataque, com uma média de 1,57 gols marcados por confronto.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem 95,5% de chance de conquistar o Campeonato Brasileiro.

O Atlético sofreu apenas 22 gols em 30 jogos do Brasileirão e marcou 47 tentos. O equilíbrio que o Galo mantém até aqui, faltando oito jogos para o fim da competição, é de um time campeão. Isso porque o Alvinegro depende apenas dele para levantar o caneco. Faltam oito jogos para o final do Campeonato Brasileiro, metade em casa e metade fora. Se o Alvinegro tiver um aproveitamento de 50% nessas rodadas finais, o Palmeiras terá que vencer todas as suas partidas e o Flamengo poderá perder apenas dois jogos para alcançar o atual líder.

Ainda sobre os números impressionantes que o Atlético vem conquistando neste Campeonato Brasileiro, o Galo venceu 12 partidas seguidas em casa na competição, igualando o recorde dos pontos corridos. O Atlético de 2016 e o Santos de 2015 também venceram 12.

Além disso, Cuca chegou a 40 vitórias neste ano pelo Atlético, mais do que em 2013 e 2013, quando também treinou o Alvinegro. Já se tornou frequente ver o treinador correr e pular aos finais dos jogos, comemorando as vitórias atleticanas.

Fazendo uma comparação com os recentes campeões brasileiros, o Flamengo, do técnico Jorge Jesus, foi campeão brasileiro com 78,9% de aproveitamento e 90 pontos conquistados. Já no Campeonato Brasileiro de 2020, o Rubro-Negro também conquistou o título, com 71 pontos e 62% de rendimento. Em 2018, o Palmeiras levantou o caneco com 70% de aproveitamento.

Portanto, todos os números do Atlético são equivalentes vencedores das últimas três edições do Campeonato Brasileiro. A próxima decisão atleticana será nesta quarta-feira, 10 de novembro, às 19h, no Mineirão, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. Essa é a oportunidade do Galo chegar a marca inédita de 41 vitórias em apenas uma temporada.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:40