Menu

Contra a URT, Atlético tem pior desempenho ofensivo dos últimos três meses

A última vez que o ataque atleticano foi tão mal foi na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no Brasileirão do ano passado.
10/02/2022 às 09:30
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pedro Souza/Atlético
Foto: Pedro Souza/Atlético

O Atlético perdeu para a URT pelo placar mínimo na noite de quarta-feira, 9 de fevereiro, com gol de Wanderlan aos 30 minutos do primeiro tempo. Com a derrota, o Galo perdeu a liderança para o Cruzeiro, que bateu o Democrata por 1 a 0.

Essa foi a primeira derrota do Atlético no ano, consequentemente, a única no Campeonato Mineiro até então. O Galo não perdia uma partida desde dezembro de 2021, quando perdeu de 4 a 3 para o Grêmio, fora de casa, pelo Brasileirão. De lá para cá, foram cinco vitórias e um empate.

Outra invencibilidade perdida foi na história do confronto diante da URT. A última vez que a equipe da capital havia perdido como visitante na história do duelo contra o time de Patos de Minas havia sido em 2016, pelo placar mínimo. O Atlético não perdia para o clube do interior há 10 partidas.

Falando em quebra de sequência, outro destaque na derrota para a URT foi para a falta de criatividade e pontaria. O Atlético passou o primeiro tempo inteiro sem dar uma finalização. No segundo tempo, deu 12, sendo duas certas. Foi a pior atuação ofensiva do Galo no ano e nos últimos três meses.

A única vez que o Atlético teve a mesma quantidade de chutes certos foi na estreia da temporada, contra o Vila Nova, em Nova Lima. Porém, foram apenas cinco chutes errados e o Galo conseguiu marcar um gol, empatando a partida. Na sequência, o Alvinegro teve:

  • 5 chutes certos e 15 errados contra o Tombense (time titular);
  • 15 chutes certos e 9 errados contra o Uberlândia;
  • 7 chutes certos e 11 errados contra o Patrocinense (time titular).

Na campanha histórica do título brasileiro de 2021, o Atlético teve uma média de 4,9 chutes certos e 5,9 finalizações erradas por jogo.

A última vez que o Atlético teve números tão ruins ofensivamente foi na derrota fora de casa para o Flamengo, pelo mesmo placar do revés diante da URT, no dia 30 de outubro de 2021, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o Galo também só deu duas finalizações certas e teve uma posse de bola semelhante — 60% contra o time de Patos de Minas e 63% diante da equipe carioca.

O Galo terá a chance de tentar recuperar a liderança da competição no sábado, 12 de fevereiro, em um clássico diante do América, às 16h30, na Arena Independência. Os dois times têm o mesmo número de pontos, portanto, quem vencer amplia a vantagem na pontuação sobre o adversário em três pontos. Para o duelo, o técnico atleticano, Antonio “El Turco” Mohamed utilizará os seus jogadores titulares.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:20