Menu

Nesta segunda (6), Cruzeiro inicia semana decisiva por montagem de elenco para 2020

05/01/2020 às 21:17
Tempo de leitura
4 min

As férias dos jogadores cruzeirenses chegaram ao fim e, nesta segunda-feira (6), todos os atletas que possuem contrato vigente com a instituição terão de se reapresentar na Toca da Raposa II. A data marca o início das negociações para definir saídas ou permanências das peças do plantel azul. Na Série B, o Cruzeiro estipulou um teto salarial de R$ 150 mil, o que está muito longe da realidade atual de alguns ativos do clube.

Desde que assumiu, Pedro Lourenço, gestor de futebol da Raposa, estava aguardando o retorno dos jogadores para alavancar as tratativas para definir o elenco celeste de 2020. Na pauta da próxima semana, o principal foco é conseguir a redução dos vencimentos de alguns atletas, como Fábio e Léo, além de negociar as saídas de nomes com altos salários e sem clima para prosseguir no Cruzeiro.

Teto salarial e atual elenco

A nova cúpula celeste definiu o limite salarial para R$ 150 mil, uma diferente colossal para a política que vinha sendo praticada nos últimos anos pelo clube. A drástica mudança fez com que apenas 11 atletas estivessem abaixo do limite estipulado, sendo apenas 10 garantidos no elenco, já que Fabrício Bruno colocou o clube na justiça por atrasos salariais.

Segundo o setorista Samuel Venâncio, os jogadores dentro dos novos moldes são Vítor Eudes, Vinícius, Weverton, Edu, Cacá, Rafael Santos, Adriano, Éderson, Maurício e Vinícius Popó. Todos crias da base azul.

Alguns atletas que retornam de empréstimo também se enquadram no teto, mas possuem situações indefinidas.

Do elenco profissional, jogadores como Fábio, Henrique e Léo são alvos da diretoria para permanecerem na equipe, mas precisam reduzir seus vencimentos.

Saídas

Diversos nomes do plantel do Cruzeiro devem deixar o Cabuloso nos próximos dias, mas ainda necessitam resolver imbróglios salariais e contratuais com o clube.

Contudo, as situações mais adiantadas são as de Edílson e Dedé. O lateral, por sua vez, está próximo do retorno ao Grêmio, mas o pedido da Raposa para liberá-lo é que o camisa 2 perdoe dívidas do clube de ordenados anteriores. Enquanto isso, Dedé atrai interesse do Vasco e do time chinês Wuhan Zall. O Cruzeiro não deve dificultar a saída do atleta, mas deve buscar o melhor para as partes.

Outros nomes como, Thiago Neves e Fred também devem deixar o time. O camisa 10, apontado como grande vilão do rebaixamento azul, foi sondado pelos gigantes River Plate e Boca Juniors, da Argentina. Já Fred, tenta retornar ao Fluminense.

Nesta segunda (6), Cruzeiro inicia semana decisiva por montagem de elenco para 2020

Neves não continuará no Cruzeiro em 2020 – Créditos da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Dodô, Jadson, Pedro Rocha, Patrick Brey e Joel já se desligaram do clube.

Novo diretor

Para começar as negociações, o Cruzeiro busca um diretor executivo de futebol e tenta fechar com Alexandre Mattos, bicampeão brasileiro pelo clube e que pode fechar com o time estrelado nas próximas horas. A presença de um experiente cartola é importante para as tratativas da semana.

Nesta segunda (6), Cruzeiro inicia semana decisiva por montagem de elenco para 2020

Mattos está no mercado após deixar o Palmeiras – Créditos da foto: César Greco/Palmeiras

Futuro do Cruzeiro

As decisões tomadas nos dias que virão terão fortes consequências no ano do clube, pois afetarão diretamente no elenco que será montado para a disputa da  Série B.

Leia também: Vittorio Medioli deixa o cargo de CEO do Cruzeiro; entenda o caso