O técnico uruguaio Paulo Pezzolano enviou uma mensagem para vários jornalistas confirmando a negociação com o Cruzeiro. “Ainda não está fechado, estamos conversando. Deus queira que dê tudo certo“. O treinador tem 38 anos e é o nome mais forte para assumir o comando da Raposa em 2022. Quem negocia com o comandante é o diretor de futebol Paulo André, que já conhece Pezzolano antes de trabalhar no clube celeste.
Em 2019, Paulo André se reuniu com Paulo Pezzolano para apresentar os projetos do Athletico-PR. Contudo, o treinador preferiu acertar com o Pachuca, do México. Antes, em 2006, eles foram parceiros dentro das quatro linhas no Furacão, na época em que ambos ainda eram jogadores.
Paulo André conhece bem o perfil de Pezzolano e acredita que o treinador seja o ideal para o estilo de jogo que a nova gestão, comandada por Ronaldo, prefere. O uruguaio, porém, tem outras sondagens do futebol sul-americano e ainda não definiu seu futuro.
O técnico uruguaio esteve à frente do Pachuca em três temporadas: 2019/20, 2020/21 e 2021/22. De acordo com Transfermarkt, foram 72 jogos, com 24 vitórias, 23 empates e 25 derrotas. Ele deixou o clube em novembro de 2021 com 44% de aproveitamento.
Antes do time mexicano, Paulo Pazzolano comandou o Liverpool-URU em duas temporadas, com 75 partidas, sendo 31 triunfos, 23 empates e 21 derrotas, dando em um aproveitamento de 51,5%. Ele começou a carreira no Torque, também do Uruguai. Foram 28 jogos, com 16 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, ou seja, teve um rendimento de 66,6%.
Pezzolano é ex-jogador de futebol. Ele atuou como meia no Mallorca, da Espanha; no Hangzhou Greentown, da China; no Necaxa, do México; no Athletico-PR; e em cinco clubes uruguaios: Defensor Sporting, Peñarol, Liverpool de Montevidéu e Torque.
Atualmente, Paulo Pezzolano está sem clube e analisa as propostas que têm junto de seu empresário. Talleres e Colón, da Argentina, são concorrentes do Cruzeiro.
Indícios de acerto com o Cruzeiro
Um fato curioso foi que Paulo Pezzolano curtiu publicações no Twitter que indicam seu acerto com o clube celeste. Em uma delas, o jornalista mexicano Alberto Pérez Landa informa que é iminente o acordo entre os mineiros e o treinador.
Outras duas publicações curtidas por Pezzolano desejam sorte ao treinador no comando da Raposa. “Se for verdade (o acerto com o Cruzeiro), lhe desejo boa sorte e espero que você consiga um ótimo trabalho como o que fez no Pachuca”, escreveu um internauta.
Comentarista da ESPN, Leo Vega também desejou sucesso a Pezzolano: “Classe profissional e humana não faltam. Sucesso caro Papo”, escreveu o ex-jogador ao possível novo técnico do Cruzeiro.
Embora não seja verificada, a conta do Twitter de Pezzolano, que tem pouco mais de 5.600 seguidores, está no site oficial do treinador.