Menu

Pelo tri! Atlético entra no Brasileirão como grande favorito ao título

Time da Massa vive grande momento dentro de campo
08/04/2022 às 19:24
Tempo de leitura
4 min
Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

Ele voltou! Principal competição do futebol nacional, o Brasileirão 2022 se inicia neste final de semana, em sua 63ª edição. Atual campeão, o Atlético desponta, novamente, como o principal candidato ao tão sonhado título. Uma coisa é certa: o Galo é o time a ser batido no território brasileiro.

O Alvinegro, em 2021, dominou o Brasileirão com uma campanha assustadora. Durante 38 rodadas, a equipe de Cuca venceu 26 vezes, empatou seis e perdeu outras seis, totalizando 84 pontos. A diferença para o Flamengo, vice-campeão, por exemplo, foi enorme, de 13 pontos.

Novamente, é o Galo quem aparece como o provável novo vencedor, e isso não se dá à toa. Afinal, o futebol não é uma sequência de acasos.

Base mantida

O Atlético manteve praticamente o mesmo time campeão de 2020, com apenas algumas saídas de suplentes. O único titular negociado foi Júnior Alonso, mas que retornou ao time por conta da guerra envolvendo Ucrânia e Rússia. Ele foi emprestado pelo Krasnodar-RUS.

Foto: Pedro Souza/Atlético

A descontinuidade por parte do técnico Cuca foi menos sentida que o esperado. Antônio Turco Mohamed tem feito um belo trabalhando, mesclando uma transição suave, mas sem deixar de colocar suas ideias táticas no time.

Por essas e outras, o time alvinegro é tão ou mais forte que o da última temporada.

Adversários fragilizados

Não é novidade para ninguém que Palmeiras e Flamengo são os outros principais postulantes ao troféu. Porém, se encontram um pouco abaixo do atual campeão mineiro. O Verdão, apesar de sua grande solidez e inúmeras conquistas nos últimos tempos, é uma equipe forjada para competições decididas em mata-mata. Não à toa Abel Ferreira e seus comandados venceram Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Paulista.

Em 2020, por exemplo, o Palmeiras ficou na terceira posição, mas fez apenas 66 pontos, muito por ter priorizado a competição internacional.

Já o Flamengo, por sua vez, se encontra fragilizado e abaixo dos dois rivais. O clima na Gávea é de fim de festa, com um elenco que já fez sucesso, mas envelheceu e parece sem grandes motivações. O Rubro-Negro, treinador por Paulo Sousa e que ainda não conseguiu emplacar sua filosofia de jogo, perdeu o Cariocão para o Fluminense, e se encontra num ambiente de extrema pressão, com cobranças violentas de parte da torcida.

Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

Possíveis surpresas

Mas o Brasileirão é sempre aberto a intrusos, e é de onde vem o seu charme. Equipe que, no começo, por possuírem menor tradição ou um investimento financeiro pouco expressivo, são deixadas de lado, mas é só a bola rolar para mostrarem seu valor.

Neste ano, algumas figurinhas devem se repetir. Fortaleza e RB Bragantino, em crescimento no cenário nacional, apontam para fazer, novamente, um belo campeonato. Além delas, o Botafogo, embalado pelo dinheiro de John Textor, e o Fluminense do técnico Abel Braga, prometem bons rendimentos.

John Textor – Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Corinthians, claro, é outro time que deve ser cadeira cativa na parte de cima da tabela. Apesar da situação instável da equipe de Vitor Pereira, o grande elenco alvinegro não deve ser subestimado.

Brigas paralelas

Nas outras partes da tabela do Brasileirão, grande disputas devem acontecer, mas sem a presença do Atlético. Times como Avaí, Juventude, Coritiba, Goiás, América e Cuiabá podem brigar até o fim para fugirem da zona de rebaixamento. Contudo, alguns ditos grandes, como Santos e Internacional não estão imunes a essa luta, pois fazem uma péssima temporada.

Atlético Goianiense, Athletico Paranaense, São Paulo e Ceará, inicialmente, estão cotados para compor uma zona no meio da tabela, que dá vagas para a Copa Sul-Americana.

O Brasileirão 2022 termina no dia 13 de novembro. O Galo, campeão em 1971 e 2021, tenta o tricampeonato.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:08