Na reunião ordinária desta quinta-feira, 16 de fevereiro, com início pela manhã, funcionários da Samarco usaram a tribuna livre da Câmara Municipal de Ouro Preto para falar sobre diversos aspectos da empresa, como licenciamento, emprego, impostos e o retorno das atividades na cidade de Mariana.
Durante a reunião, alguns vereadores manifestaram apoio a retomada das atividades da mineradora.
Também estiveram presentes representantes do grupo “Justiça sim, Desemprego não” e a população em geral.
A Samarco está atravessando um processo de licenciamento para retomada das atividades na cidade de Mariana após o rompimento da barragem de Fundão.
Juntamente com esse processo, há diversas manifestações a favor e contra o retorno da empresa.
Para a retomada das atividades, A Samarco está propondo um novo sistema de disposição de rejeitos utilizando a Cava de Alegria Sul, em processo de licenciamento ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD).
Esse é um dos passos do planejamento operacional da Empresa.
Segundo a empresa, “A Cava de Alegria Sul é uma alternativa temporária e que permitirá a disposição de rejeitos em um futuro retorno das operações com 60% da capacidade produtiva.
A área era utilizada para a extração do minério de ferro.
A Cava não possui conexão física com a área de barragens do Complexo de Germano, do qual fazia parte a barragem de Fundão, onde ocorreu o rompimento.”
Em Ouro Preto, esse empreendimento já foi consentindo pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (COMPATRI).
A previsão que a empresa volte a atuar na região no segundo semestre de 2017.
No final de 2016, o atual Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra, havia dito que a Samarco poderia ter sua licença revista para voltar a operar no começo de 2017, conforme publicado pela Folha de São Paulo.
Em enquete realizada em 2016, 97% dos votantes se mostraram a favor da retomada das operações da mineradora Samarco.
Veja detalhes da enquete em Retomada das atividades da Samarco em 2017, você é a favor ou contra?
Confira o resultado da nossa enquete.
Foto: Funcionários da Saarco na tribuna durante reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto (Página Justiça Sim Desemprego não)
Foto: Funcionários da Saarco em reunião com vereadores da Câmara Municipal de Ouro Preto (Página Justiça Sim Desemprego não)
Foto: Vereador Marquinho exibe camisa da a causa do grupo “Justiça sim.
Desemprego não” (Página Justiça Sim Desemprego não)
Descubra mais sobre Mais Minas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.