Menu

Guia de segurança é feito para resguardar jornalistas na internet

02/07/2019 às 11:01
Tempo de leitura
2 min

O ambiente digital proporcionou diversos tipos de interação na internet entre veículos noticiosos e o público. Inicialmente, era encarado como algo positivo, entretanto, casos de ataques à portais, vazamentos de informações e invasão nos sistemas são fatos cada vez mais recorrentes na vida diária do jornalista. Com isso, a organização “Repórteres Sem Fronteiras” criou um guia para precaver situações de violação contra sites e jornalistas.

São sete dicas recomendadas, desde como proteger os dispositivos até o cuidado com as mídias, incluindo contas em redes sociais e e-mails. Além disso, manual traz sugestões de ferramentas disponíveis para proteção de dados.

A iniciativa da criação do guia é interessante para quem trabalha no meio digital. Geralmente, a segurança no trabalho em ambientes físicos tem treinamentos e equipamentos de proteção. Já na internet, a vulnerabilidade do produtor de conteúdo é muito grande, já que a internet proporciona liberdade tanto para quem produz, quanto para quem consome.

Assédio online contra jornalistas

Em 2018, o Repórteres Sem Fronteiras já publicou tutorial para prevenção de “hackers”. No material, mostram como os membros dessa prática operam para roubo de dados e desinformação jornalística no meio digital. O produto também traz uma série de recomendações para plataformas, meios de comunicação e publicitários. Acima de tudo, isso ajuda a evitar danos morais e judiciais contra suas respectivas instituições.

Repórteres Sem Fronteiras

O RSF é uma organização independente que tem como objetivo assegurar o direito de liberdade de expressão e informação livre. Além disso, garante o direito de todos terem conhecimento dos fatos que acontecem ao seu redor. Provida a partir de um estatuto criado na Organização das Nações Unidas (UNESCO), no Conselho da Europa e da Organização Internacional da Francofonia (OIF). Existem sedes da instituição no Rio de Janeiro, Bruxelas, Washington, Berlim, Tunis e Estocolmo.