Em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, um ônibus foi incendiado nessa segunda-feira (7), no bairro Jardim Alvorada. Ao que tudo indica, o ato seria uma forma de protesto contra a demissão de cobradores.
A Polícia Militar informou que, segundo o motorista do veículo, ele terminou a viagem com um homem ainda dentro do coletivo. Em seguida, o homem mandou o motorista descer para que ele colocasse fogo no ônibus.
Antes de descer, o motorista teve que abrir as portas do veículo para que outros homens entrassem para ajudar no ato. O condutor disse que foi ameaçado por eles, se ele olhasse o veículo sendo queimado, também colocariam fogo nele.
De acordo com o motorista, o homem era moreno, tinha um bigode, usava um capuz, e uma camisa azul escura. Ele disse ao condutor que a motivação eram as demissões dos cobradores, e o não pagamento dos sálarios, tickets alimentação e férias.
O ônibus da linha 101A foi destruído e as chamas atingiram uma casa, danificando o portão e o telhado da residência. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas.
Até o fechamento do Boletim de Ocorrência, ainda não haviam encontrado e prendido nenhum suspeito. A ocorrência foi encerrada na 1ª Delegacia de Ribeirão das Neves.
Segundo a Polícia Militar, esse foi o quinto incêndio criminoso a ônibus do transporte metropolitano em 2019. Ao todo, 33 ataques foram registrados no ano passado.