Menu

Congonhas (MG) adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Com 59,70% da população autodeclarada negra, o município mineiro passa a ter acesso prioritário às políticas públicas voltadas à igualdade racial
30/11/2021 às 16:20
Tempo de leitura
2 min
Foto: Mais Minas
Foto: Mais Minas

O município de Congonhas, em Minas Gerais, aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), nesta terça-feira (30). Uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o instrumento permite a articulação do Governo Federal com estados e municípios, com o intuito de implementar políticas públicas e serviços de enfrentamento ao racismo no país.

Confira a publicação no DOU

“Estamos avançando com as políticas públicas de igualdade racial e o mais relevante de tudo isso é que os governantes, prefeitos e autoridades políticas estão recebendo, de forma satisfatória, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir)”, destacou o titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto.

A adesão permite acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os municípios que aderem ao Sistema também podem concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR/MMFDH), que coordena o Sinapir.

População

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no município mineiro há 48.519 habitantes, sendo 28.967 pessoas negras.

Sobre o Sinapir

O Sinapir é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, prestados pelo poder público federal.

Atualmente, 22 estados, o Distrito Federal e mais 138 municípios integram o Sistema.

Fonte: ASCOM/MMFDH

Última atualização em 19/08/2022 às 06:24