Menu

Nos EUA, policial arrasta homem negro paraplégico pelo cabelo

Em 30 de setembro, um policial do Departamento de Polícia de Dayton agarrou o cabelo de Clifford Owensby, 39, e o arrastou para fora do carro depois de repetidamente dizer-lhe para sair, de acordo com imagens da câmera corporal divulgadas pelo departamento na sexta-feira. Owensby disse aos policiais que não podia sair do carro porque estava paraplégico.
11/10/2021 às 20:54
Tempo de leitura
4 min
Uma câmera de vídeo divulgada pelo Departamento de Polícia de Dayton mostra Clifford Owensby sendo contido por policiais em 30 de setembro - Foto: Departamento de Polícia de Dayton
Uma câmera de vídeo divulgada pelo Departamento de Polícia de Dayton mostra Clifford Owensby sendo contido por policiais em 30 de setembro - Foto: Departamento de Polícia de Dayton

Por Eduardo medina e Johnny Diaz/NYTimes – Um homem negro que foi puxado de um carro por policiais enquanto gritava “estou paraplégico” apresentou uma queixa à National Association for the Advancement of Colored People – NAACP – em sua versão traduzida como Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor. A polícia em Dayton, Ohio, disse que está investigando o que havia acontecido durante a abordagem.

YouTube video

As informações a seguir são de uma matéria de autoria dos jornalistas Eduardo medina e Johnny Diaz, do The New York Times.

Em 30 de setembro, um policial do Departamento de Polícia de Dayton agarrou o cabelo de Clifford Owensby, 39, e o arrastou para fora do carro depois de repetidamente dizer-lhe para sair, de acordo com imagens da câmera corporal divulgadas pelo departamento na sexta-feira. Owensby disse aos policiais que não podia sair do carro porque estava paraplégico, de acordo com a filmagem. O advogado de Owensby, James Willis, disse que planeja entrar com um processo.

O Departamento de Polícia de Dayton não respondeu imediatamente às perguntas que buscavam comentários na tarde de segunda-feira, mas em um vídeo de 16 minutos divulgado pelo departamento que contém imagens da câmera do corpo e alguns depoimentos da polícia, eles disseram que uma investigação havia começado. O Departamento de Polícia não identificou publicamente os policiais.

A filmagem começa com um policial não identificado descrevendo o que o levou à abordagem.

Os policiais foram alertados sobre “uma suposta casa de drogas” na área e um Audi branco foi visto saindo dessa casa, disse a polícia. No veículo, disse a polícia, estava o Sr. Owensby.

A polícia disse que conseguiu a identificação do Sr. Owensby, analisou suas informações e descobriu que ele tinha um “histórico de drogas e armas criminosas”.

Os policiais solicitaram um cão policial que pudesse detectar entorpecentes. A polícia disse que era política do departamento exigir que as pessoas saíssem de um veículo durante a inspeção de drogas.

O Sr. Owensby disse aos policiais que não poderia sair porque estava paraplégico. Seu filho de 3 anos estava no banco de trás do carro durante a parada, segundo Willis.

A filmagem mostra um policial se aproximando do carro do Sr. Owensby e dizendo: “Vou ajudá-lo a sair”.

O Sr. Owensby responde: “Não acho que isso vá acontecer, senhor.”

Ele continua dizendo que não pode sair do carro porque está paraplégico, e o policial repete que vai atender, de acordo com a filmagem.

“Haverá um processo se você colocar as mãos em mim sem motivo”, diz Owensby.

O policial responde: “Bem, o motivo é que estou pedindo que você saia do carro”.

O Sr. Owensby liga para alguém e pede ao policial um supervisor de polícia.

Um oficial então diz: “Você pode cooperar e sair do carro, ou vou arrastá-lo para fora do carro”.

O policial passa a agarrar o pulso do Sr. Owensby, que está dizendo que o policial o está machucando, mostram as imagens. Um segundo policial então agarra o Sr. Owensby pelo pulso enquanto ele permanece no carro, repetindo que ele está paraplégico.

Quando os policiais começaram a remover Owensby, a polícia disse em um comunicado com o vídeo, ele “agarrou o volante, na tentativa de impedir que os policiais o retirassem do veículo”.

“Você está me machucando”, diz Owensby na filmagem, usando um palavrão.

Um policial é visto puxando Owensby pelos cabelos e arrastando-o para fora do carro.

Cerca de 20 segundos depois, um policial agarra novamente o Sr. Owensby pelos cabelos, o vira de bruços e o algema. Os policiais arrastam o Sr. Owensby para a viatura da polícia.

Durante a investigação, disse a polícia, eles encontraram um saco de dinheiro contendo 22.450 dólares no carro de Owensby. O cão policial alertou os policiais que o dinheiro estava “próximo às drogas ilegais”, disse a polícia.

Owensby foi levado a um hospital, onde foi examinado e posteriormente liberado, disse a polícia.

O Sr. Willis disse que o Sr. Owensby foi acusado de duas contravenções: vidros escuros e não deixar seu filho na cadeirinha do carro. Owensby não foi acusado de nenhum crime relacionado a drogas, disse Willis.

Willis disse que não queria discutir a paralisia de Owensby. Ele acrescentou que não era crime ter milhares de dólares em dinheiro.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:04