Kalil lidera intenções de voto com 17,4% para eleições em Belo Horizonte, diz pesquisa

0 comment

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), está na liderança isolada nas intenções de votos das eleições 2020 para a Prefeitura da capital mineira, de acordo com o levantamento feito pela Paraná Pesquisas realizado durante os dias 4 e 9 do mês de março e divulgado nesta terça-feira (10), faltando menos de sete meses para a votação.

Na pesquisa, Alexandre Kalil tem 17,4% da preferência do eleitorado; em segundo está o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) com 1,3%; e Áurea Carolina (PSOL), com 0,5% das intenções de voto.

O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), os vereadores de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (sem partido) e Mateus Simões (Novo) ficaram empatados com 0,4%.

Entretanto, a maioria do eleitorado pesquisado, 69%, ainda não sabe em que irá votar nas eleições. E outros nomes citados ficaram com 1,8% no total.

Em uma suposição estipulando os nomes com maior evidência para as eleições municipais deste ano, a Paraná Pesquisas apresentou 12 nomes para a disputa do cargo. Kalil lidera com folga, com preferência de 53% dos entrevistados; Tramonte aparece na segunda posição com 17,4%; seguido por Xavier, com 2,9%; Áurea Carolina, com 2,7%; Eros Biondini (PROS), com 2,6%; Professor Wendel (SD), com 1,7%; Azevedo, com 1,3%, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 1,2%.

Luísa Barreto (PSDB), Simões, o deputado federal André Janones (Avante) e o deputado estadual Bruno Engler (PSL) ficaram abaixo de 1%.

Ficaram abaixo de 1% os seguintes nomes: Luísa Barreto (PSDB), Simões, o deputado federal André Janones (Avante) e o deputado estadual Bruno Engler (PSL).

Governo estadual

Na pesquisa também houve a avaliação dos mandatos do governador Romeu Zema  (NONO), registrando que 48,9% dos entrevistados aprovam a gestão, 46,5% desaprovam e 4,5% não sabe ou não quis opinar.

E ainda, 4,8% pensam que a administração de Romeu Zema é ótima, 27,5% acreditam que ela é boa e 34,2% consideram regular. Quanto a reprovação, 12,4% dos entrevistados pensam que o mandato do governador é ruim, 18,8% acham péssima e 2,4% não sabe ou não quis opinar.

Governo Federal

Já quanto ao presidente Jair Bolsonaro, os registros mostraram que 48,8% do eleitorado aprovam a administração do chefe de Estado, 47,5% reprovam. Enquanto 3,7%  não sabem ou preferem não opinar.

Destrinchando os números, 11,4% do eleitorado considera o governo do presidente ótimo. Já 23,9% considera boa e 28,2% regular. Quanto a reprovação, 9,6% acha a gestão de Bolsonaro ruim e 24,9% péssima. E 1,9% não soube ou não quis opinar.

O grau de confiança da pesquisa corresponde a 95% com uma margem de erro de, aproximadamente, 3,5%.

Veja também: Alexandre Kalil demite Juca Ferreira da Secretaria de Cultura Municipal de BH

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS