Menu

Segredos de como usar a mesa de centro para otimizar o espaço de sua sala de estar

08/02/2020 às 15:19
Tempo de leitura
5 min

A competição por espaço nas grandes cidades, apesar de tudo, pode ser visto como uma oportunidade para os designers desenvolverem soluções cada vez mais criativas. 

A ideia é conseguir aproveitar bem cada pequena área das residências, de modo a tornar os seus ambientes o mais funcional possível. Foi justamente pensando assim que surgiram muitos móveis coringas para a decoração, como os vários modelos de mesa de centro.

Crédito da foto: Toninho Noronha/Viva Decora

Claro que nem sempre as mesas de centro se fazem necessárias. Muitas vezes, em projetos de salas pequenas, por exemplo, este móvel é subtraído do layout visando poupar espaço. 

Mas, mesmo neste caso, mesinhas laterais podem, eventualmente, cumprir este papel, sendo utilizadas para este fim assim sempre que necessário. Afinal, existem muitos modelos de mesas auxiliares, e a mesa de centro é uma delas.

O fato é que, em qualquer tipo de ambiente – sala, cozinha, quarto, varanda ou outro – as mesas sempre cumprem papéis funcionais especiais. E sendo elas mesa de centro ou não, podem ajudar na otimização dos espaços. 

Crédito da foto: Graziella Nicolai/Viva Decora

Para que serve a mesa de centro, afinal?

Só de pensar em mesa de centro logo já vem à cabeça a ideia de um projeto de decoração de sala de estar. Apesar de que as mesas de centro são, na verdade, peças que podem surgir em layout de outros ambientes também – sejam eles residenciais ou comerciais. 

Dentro de casa, por exemplo, pode-se usar mesa de centro na varanda, quarto e escritório. Ou seja, em qualquer cômodo onde é possível se ter uma área de estar.

Crédito da foto: Toninho Noronha/Viva Decora

Sim, as mesas de centro, como o próprio nome já explica, ficam sempre no centro de um agrupamento mobiliário. Trata-se de uma peça complementar e sua função é, justamente, dar suporte a todo o sistema funcional de um ambiente. 

Assim, se a sala decorada for servir para a recepção de visitas, então a mesa de centro poderá dar apoio, no momento certo, para pratos de lanches, copos e mais.

Inclusive, é preciso relembrar que outras peças mobiliárias podem assumir eventualmente o papel da mesa de centro. 

Um exemplo disto são os pufes. Muitos deles são vendidos em conjuntos com sofás e poltronas e podem ficar estrategicamente posicionados no centro deste agrupamento. Esta é uma ótima solução espacial – sobretudo quando se deseja otimizar plantas de ambientes pequenos.

Modelos de mesa de centro

Mesa de centro não precisa, necessariamente, apresentar um design simples, com quatro pés – como é o caso de muitos outros modelos de mesas. 

Na verdade, esta é uma das poucas peças decorativas que podem ter, de fato, uma volumetria mais arrojada. Aliás, é possível utilizar os mais variados materiais para a sua fabricação. Alguns extremamente surpreendentes, como o tronco de uma árvore – o que pode definir a sua volumetria.

Créditos das fotos: Revista Viva Decora e Studio Novak/Viva Decora

Os modelos mais criativos de mesa de centro encantam demais as pessoas. Mas, no mercado, é mais fácil encontrar peças de traços simples. 

Só que mesmo elas podem guardar os seus segredos e satisfazer os compradores. Algumas podem apresentar ajustes especiais que fazem com que seu tampo seja elevado ou estendido. Tem ainda aquelas mesas de centro com gaveteiro, e mesa de centro com puff embutido.

Truques de como usar a mesa de centro na decoração da casa

As linhas quadradas dos estofados combinam melhor com mesa de centro quadrada ou mesa de centro retangular. 

Agora, as mesas de centro redondas podem ser utilizadas para criar um contraste mais interessante e até mesmo ajudar a orientar melhor a circulação no ambiente. Já o agrupamento de modelos de duas alturas geraria um efeito ainda mais atrativo.

Crédito da foto: Bruno Carvalho/Viva Decora

Crédito da foto: Gabriel Valdivieso/Viva Decora

Quando a sala é grande, mas o dinheiro é curto, pode-se poupar dinheiro adquirindo duas mesinhas pequenas para compor uma mesa maior. 

Assim, também se tem a chance de criar algo único. E sempre que for necessário rearranjar o desenho da sala – sobretudo para receber melhor as pessoas,estas mesinhas podem ser separadas e reagrupadas de uma forma diferente.

Crédito da foto: Suite Arquitetos/Viva Decora

Mesas de centro de madeira em tom natural costumam combinar com todo o estilo de decoração. Do mesmo modo as mesas de centro em cinza, branco e preto. Para dar um toque mais sofisticado ao ambiente, pode-se utilizar uma mesa de vidro e metal ou uma mesa espelhada. E os modelos de mesa de centro coloridos ficam perfeitos para ambientes com uma ambientação mais despojada e divertida.

Crédito da foto: Bruno Carvalho/Viva Decora

Então, o que achou das dicas? Agora é sua vez de escolher uma mesa de centro para a sua casa. Use toda sua criatividade e bom gosto!

Essas dicas de como utilizar uma mesa de sala para otimizar o espaço de cômodos foram criadas pela equipe Viva Decora.