Milhares de comunidades do Reddit se obscurecem para protestar contra a polêmica nova política da empresa

Por Redação Mais Minas
0 comment

Milhares de comunidades no Reddit estão protestando contra a nova política controversa da empresa. Nesta segunda-feira, 12 de junho de 2023, milhares de fóruns do Reddit estão tornando seu conteúdo inacessível publicamente em um dos maiores protestos liderados por usuários já ocorridos na plataforma. As interrupções voluntárias afetam as maiores comunidades online do Reddit, incluindo grupos populares dedicados à música, história, esportes e videogames.

Os protestos refletem a indignação generalizada sobre um plano do Reddit de cobrar milhões de dólares em taxas para que alguns aplicativos de terceiros continuem acessando a plataforma. O plano já forçou vários dos principais desenvolvedores de aplicativos do Reddit a anunciarem que estão fechando porque não podem arcar com os novos custos, que devem começar já no próximo mês.

A confrontação entre a administração corporativa do Reddit e seus usuários e desenvolvedores marca um ponto de virada para a plataforma, que supostamente está buscando se tornar pública ainda este ano. Por anos, os usuários do Reddit puderam navegar em postagens, escrever comentários e compartilhar fotos e vídeos no Reddit a partir de aplicativos de terceiros. Agora, no entanto, o Reddit está buscando grandes pagamentos dos criadores de aplicativos para manter esse mesmo nível de acesso por meio de sua interface de programação de aplicativos (API), em uma medida aparentemente destinada a melhor monetizar os usuários do Reddit.

Críticos do Reddit dizem que as altas taxas da plataforma eliminarão toda a concorrência de terceiros contra o aplicativo proprietário do Reddit, que muitos usuários criticaram como lento, com falhas e inferior. Eles também temem que as mudanças dizimem uma comunidade de voluntários que depende de ferramentas de terceiros para fazer o trabalho crítico de moderar os fóruns do Reddit – uma responsabilidade que o Reddit delega aos usuários do site em vez de seus próprios funcionários pagos ou contratados, ao contrário de algumas outras grandes redes sociais.

O Reddit aumentou ainda mais as tensões com alguns em sua comunidade de desenvolvedores ao parecer distorcer os detalhes de sua conversa privada com Christian Selig, desenvolvedor do popular aplicativo Apollo, para sugerir que ele havia chantageado a empresa. Selig, no entanto, gravou sua ligação telefônica com a empresa, um fato que o co-fundador e CEO do Reddit, Steve Huffman, reconheceu posteriormente em uma sessão de perguntas e respostas com os usuários.

Os defensores do Reddit, incluindo alguns usuários, disseram que é direito do Reddit definir seus próprios preços para o acesso à API e que é um negócio com direito de controlar como os usuários acessam os dados na plataforma que ele fornece. Alguns usuários disseram que nem mesmo sabiam que é possível acessar o Reddit por meio de aplicativos de terceiros.

Em um Q&A com usuários na sexta-feira, Huffman escreveu: “O Reddit claro se essa revolta dos usuários terá impacto significativo na decisão do Reddit de implementar as novas políticas de API. A empresa não anunciou nenhuma mudança em seus planos, apesar dos protestos dos usuários.

Fonte: CNN

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS