Menu

Minas Gerais terá semana com fortes chuvas, principalmente na quarta (12)

11/02/2020 às 10:52
Tempo de leitura
4 min

Muito castigado pelas chuvas neste início de 2020, Minas Gerais voltará a sofrer com tempestades nesta semana, principalmente nas regiões Central e Sul do estado, com muito vento e pancadas mais fortes entre terça (11) e quinta-feira (13). Apenas na sexta-feira (14) que a precipitação deve diminuir. As temperaturas seguem amenas.

Veja previsões para algumas das principais cidades mineiras, retiradas do site Climatempo:

Belo Horizonte

Belo Horizonte irá voltar a sofrer com temporais durante toda a semana. A quarta (12) e a quinta são os dias que mais carecem de atenção, pois estão previstos 60 mm e 50 mm de chuva, respectivamente. Com esse grande acúmulo em um período curto, enchentes são prováveis. Na terça e na sexta, são previstos 30 mm e 20 mm, respectivamente. A cidade também será castigada por ventos fortes nesta semana.

Em relação aos termômetros, a capital mineira  deve voltar a ter temperaturas amenas nesta semana. De terça (11) a sexta-feira (14), as temperaturas serão amenas, com mínimas entre 19°C e 21°C, e máximas entre 24° e 29°, com o dia mais frio sendo na quinta (13) e o mais quente na sexta.

Ouro Preto

A segunda-feira (10) promete ser o dia mais quente da semana na cidade histórica de Ouro Preto. Os termômetros podem chegar a até 31 °C e a probabilidade de chuva é para a parte da tarde. A terça e a quarta-feira prometem tempo nublado, sem previsão de chuva. Já para o resto da semana, a previsão é de pancadas de chuva em algumas horas do dia, com temperaturas mais baixas, podendo chegar a até 17 °C.

Mariana

Para quem está em Mariana é melhor aproveitar o início da semana sem previsão de chuva. De segunda à quarta o céu promete sol entre nuvens, com temperatura variando de 19 °C a 30  °C. Já a quinta e a sexta-feira será de pancadas de chuva durante todo o dia, além de céu coberto por nuvens e temperatura mínima de até 17 °C.

Araxá

Em Araxá, no Triângulo Mineiro, a semana será de chuva branda, mas constante, tendo as tempestades seu auge na quarta-feira (12), quando estão previstos 30 mm de precipitação. O clima na cidade segue ameno, com mínimas entre 19°C e 20°C, e máximas entre 25°C e 29°C.

Itajubá

Em Itajubá, a semana começa com fortes chuvas, que vão diminuindo com o passar dos dias. Nesta terça, a precipitação será de 50mm, caindo para 30 mm, 23 mm e 10 mm nos outros dias da semana, respectivamente. As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 18°C, e as máximas entre 24°C e 29°C, tendo na sexta-feira, o dia mais quente da semana.

Barbacena

Conhecida pelo clima frio, a região do Campo das Vertentes, onde se localiza Barbacena, terá temperaturas mínimas baixas, entre 14°C e 15°C, máximas entre 22°C e 23°C, até a quinta-feira (13). Na sexta (14), o clima esquenta um pouco, com mínimas de 17°C  e máxima de 27°C.

A cidade também terá uma semana de muita chuva, com previsão de 60 mm nesta terça, 50 mm na quarta, 31 mm na quinta e 20 mm na sexta. Portanto, é necessário muita atenção ao sair de casa.

Governador Valadares

Já conhecida pelo clima quente, Governador Valadares não irá desapontar. Registrando algumas das máximas mais altas no estado, a cidade terá um clima quente, apesar das chuvas que aparecem em todos os dias, mas com pouca força. As máximas em Valadares ficam entre 30ºC e 35°C. As mínimas, entre 20°C e 23°C.

Teófilo Otoni

Outra cidade conhecida pelo calor, Teófilo Otoni apresentará temperaturas altas, com mínimas entre 21°C e 23°C, e máximas entre 33°C e 34°C. A exemplo de Governador Valadares, irá chover pouco e só na terça (11) e quarta (12).Para a quinta (13) e sexta (14), não há previsão de chuvas.

Manhuaçu

Uma das cidades que mais sofreu com as chuvas de janeiro, Manhuaçu terá precipitação moderada, que começa com 25 mm nesta terça e vai caindo gradativamente, até chegar aos 10 mm na sexta-feira. As temperaturas mínimas transitam entre 20°C e 21°C e as máximas variam bem, entre 23°C e 29°C, tendo os dias mais quentes na terça e sexta.

Veja também: Ouro Preto e Mariana terão semana de tempo nublado com pancadas de chuva