Menu

Agora é lei: absorventes serão oferecidos de graça em escolas públicas de Mariana

A medida, sancionada pelo prefeito Juliano Duarte, promove a dignidade das pessoas em vulnerabilidade social e econômica, que tenham pouco ou nenhum acesso a absorventes higiênicos.
21/09/2021 às 19:50
Tempo de leitura
2 min

Por meio do Programa Municipal Ciclo Seguro, a Prefeitura de Mariana pretende assegurar o direito à higiene menstrual para as estudantes das escolas públicas municipais. A medida, sancionada pelo prefeito Juliano Duarte, promove a dignidade das pessoas em vulnerabilidade social e econômica, que tenham pouco ou nenhum acesso a absorventes higiênicos.

De acordo com a prefeitura, o município vai adquirir os absorventes higiênicos e realizará a distribuição para que a pessoa possa ter mais conforto, segurança e tranquilidade. A aquisição do insumo vai gerar um impacto considerável no orçamento de muitas famílias, e também vai garantir a esse público condições básicas para higiene menstrual adequada, contribuindo para a qualidade de vida e reduzindo o risco de doenças e de outros agravos.

Além da distribuição gratuitas dos absorventes, O programa Ciclo Seguro também tem o propósito de viabilizar a informação sobre saúde e higiene menstrual e acesso às políticas e ações educativas, refletindo diretamente na garantia da normalidade do desenvolvimento educacional, evitando o prejuízo à vida escolar, além de promover a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade, possibilitando acesso à informação e educação voltada ao tema menstruação.

Para garantir que a informação seja levada diretamente a essas pessoas, a Secretaria de Educação irá orientar para que as unidades educacionais promovam rodas de conversas ou outras formas de diálogo para conscientização de discentes acerca dos cuidados com a própria saúde e questões envolvendo o período menstrual.

Fonte: Prefeitura de Mariana

Última atualização em 19/08/2022 às 07:19