Menu

Carnaval é cancelado em Mariana

09/12/2021 às 16:22
Tempo de leitura
5 min
Foto: Prefeitura de Mariana
Foto: Prefeitura de Mariana

Mariana não terá carnaval em 2022. O anúncio foi feito pelo prefeito interino da cidade Juliano Duarte (Cidadania), em entrevista à Rádio Mariana FM, na manhã desta quinta-feira, 9 de dezembro. O chefe do poder Executivo marianense disse que o Município planejava realizar o evento com muitas atrações culturais, porém, pelo surgimento das variantes e os riscos de contágio, a administração municipal voltou atrás com a ideia.

“Ainda vou fazer um pronunciamento oficial pela prefeitura, não tratei de forma externa essa questão. A princípio, a prefeitura planejava fazer um carnaval muito bacana, legal, atrativo e com muitas atrações culturais, mas a saúde vem sempre em primeiro lugar na minha gestão. Sempre preocupado com vidas e com pessoas, posso dizer que Mariana não terá carnaval. Não vamos fazer, porque nós estamos preocupados com a saúde pública da nossa cidade e vidas vêm sempre em primeiro lugar. Vamos respeitar as medidas de segurança e Mariana não terá carnaval para o ano de 2022”, disse Juliano Duarte.

O prefeito interino de Mariana disse ainda que os prefeitos das demais cidades da Região dos Inconfidentes e da Zona da Mata estão preocupados com essa decisão. Ainda nenhuma cidade da mesma região da Primaz de Minas Gerais se pronunciou de forma oficial sobre a realização do carnaval. “Em Mariana está muito controlado, mas como vem surgindo essa variante, é uma preocupação de vários prefeitos da Região do Inconfidentes e da Zona da Mata”, disse.

Conforme o Mais Minas noticiou ainda em setembro, o carnaval de Mariana, em 2022, estava confirmado. Os tradicionais blocos de rua retornarão ao centro da cidade e farão a aguardada festa carnavalesca entre o dia 26 de fevereiro e 1º de março. Porém, em dezembro a administração municipal mudou de ideia.

Durante a 41ª reunião ordinária da Câmara de Mariana, ocorrida nessa segunda-feira, 6 de dezembro, oito vereadores se posicionaram contra a realização do carnaval: Maurício da Saúde (Avante), Pedrinho Salete (Cidadania), Zezinho Salete (MDB), Ediraldo Ramos (AVANTE), Marcelo Macedo (MDB), Manoel Douglas (PV), Ricardo Miranda (Republicanos) e Ronaldo Bento (PSB).

No entanto, a programação do Natal de Luz está mantida, com atrações que acontecem durante todo o mês de dezembro. Veja a programação:

9 de dezembro (quinta-feira)

9h – Abertura da exposição presépio articulável Hélio Sacramento na Rua Direita
15h – Intervenção artística pelas ruas da cidade com a banda Barroco Jazz | Trajeto: Prefeitura, Centro de Convenções e Centro Histórico

10 de dezembro (sexta-feira)

9h às 21h – Exposição presépio articulável Hélio Sacramento na Rua Direita
9h30 às 16h – Exposição presépio mecânico do Gogô | Museu Minas: Rua Ouro, 20, Morro Santana
16h – Cortejo Barroco Jazz | Saindo do Terminal Turístico ao Centro Histórico
19h – Acender das Luzes de Natal, Cortejo natalino saindo do CAT, em direção à Praça Gomes Freire (Jardim) | Atrações: Jojoba, Papai Noel, Incrível Banda Teatro Navegantes, Osquindô e Coral Tom Maior
21h – Apresentação musical: Cantos de Graça e Folia – Circovolante | Praça Gomes Freire (Jardim)

11 de dezembro (sábado)

9h às 21h – Exposição presépio articulável Hélio Sacramento na Rua Direita
9h30 às 16h – Exposição presépio mecânico do Gogô | Museu Minas: Rua Ouro, 20, Morro Santana
10h – Cortejo Barroco Jazz | Saindo do CAT visitando o comércio
15h – Apresentação musical Banda Som do Coração- Tio Maycon | Praça São Pedro
19h – Corrida das Luzes | Praça Gomes Freire (Jardim)
19h – Retreta na praça com a Sociedade Musical São Sebastião de Passagem e Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta | Praça São Pedro
21h – Orquestra da Polícia Militar | Praça São Pedro

12 de dezembro (domingo)

9h às 12h – Exposição presépio articulável Hélio Sacramento na Rua Direita
9h às 13h – Máquina de Brincar | Praça Gomes Freire (Jardim)
9h30 às 16h – Exposição presépio mecânico do Gogô | Museu Minas: Rua Ouro, 20, Morro Santana
10h às 16h – Feira de arte Lei Manoel da Costa Athaíde | Praça Gomes Freire (Jardim)
11h – Apresentação cultural Jojoba e Banda da Lua – Lunática | Praça Gomes Freire (Jardim)
16h – Grupo Teatro Navegantes de Marionetes em Papai Noel e Charanga Oi Tô Tonto | Saída do Colégio Benevides até a Praça Gomes Freire (Jardim)
18h – Atração cultural Banda Osquindô “Folia do Menino” | Praça Gomes Freire

Confira a programação completa do Natal de Luz clicando aqui.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:17