O que você procura?

Cinco doenças crônicas que mais acometem os brasileiros

Elis Bohrer 6 de dezembro de 2021 às 16:45
Tempo de leitura
5 min
Médico. Foto: Pixabay
Médico. Foto: Pixabay

Sabemos que existem doenças que são conhecidas popularmente principalmente entre os brasileiros, mas a causa delas serem tão conhecidas é justamente por serem as doenças crônicas que mais acometem os brasileiros.

Neste artigo, iremos discorrer sobre algumas delas que com certeza você já ouviu falar, mas abaixo poderá conhecer algumas melhores informações.


Quais são as doenças crônicas que mais acometem os brasileiros?

As doenças crônicas que mais acometem os brasileiros têm como característica se desenvolver na idade mais adulta nas pessoas, e os tratamentos geralmente são a longo prazo e alguns até mesmo o resto da vida.

Alguns desses casos pode não haver uma cura, e a grande maioria possuem uma característica de desenvolvimento bem lento.

Existem diversos fatores que podem favorecer o surgimento dessas doenças, como o abuso de álcool, tabagismo, alimentação ruim, colesterol, e até mesmo o sedentarismo pode ser o maior vilão. Por isso, é importante desde já se ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos, além é claro de se ter um plano de saúde SAMOC que é indispensável já que todas as pessoas podem ter uma tendência para alguma dessas doenças.

Então, abaixo iremos discorrer sobre algumas dessas doenças para o seu entendimento.

Diabete

A diabete tem como característica de ser uma doença que eleva a glicose no sangue, isso ocorre principalmente porque o pâncreas fica incapaz de produzir insulina o suficiente ou quando algo em particular no seu corpo não está usando a insulina produzida por ele de forma eficaz contra as diabetes.

Por isso, quem possui essa doença deve sempre repor as insulinas diariamente para controlar os níveis de glicose no sangue, pois a falta dessa substância podem trazer inúmeros problemas para outro órgãos como coração e rins, e nos piores casos pode levar à morte.

AVC

AVC  significa acidente vascular cerebral, e é ocorrido devido a uma falta de sangue em determinada área do cérebro, pois houve uma obstrução de uma veia cerebral.

Os avcs podem existir de duas formas, o hemorrágico e o isquêmico, prossiga abaixo para saber mais sobre os dois tipos.

  • O AVC isquêmico é quando se dá a obstrução da veia do cérebro que acaba negando toda a passagem de oxigênio até as células cerebrais, e elas acabam morrendo. Esse rompimento da veia pode ocorrer devido ao que a medicina chama de tombo que consiste num coágulo de sangue, ou por êmbolo que é basicamente quando o tombo se move pela corrente sanguínea e fica preso em algum vaso sanguíneo.
  • O AVC hemorrágico ocorre devido a um rompimento de um vaso cerebral, ou seja, ocorre um sangramento que pode ocorrer dentro do cérebro, tronco cerebral ou para dentro das meninges.

Câncer

O câncer é uma doença que ocorre devido a uma produção totalmente desorganizada das células e isso acaba invadindo rapidamente os tecidos e órgãos e neles essa célula se multiplica rapidamente.

O fator é que essas células acabam sendo muito agressivas com o corpo e praticamente incontroláveis e podem causar tumores que são capazes de se espalhar por outras partes do corpo. Como o câncer é formado a partir de células, eles podem surgir em qualquer lugar, por isso existem muitos tipos de câncer.

Asma

Essa é a doença que pode ser mais comum em crianças, e que consiste basicamente em uma doença crônica que pode persistir por muito tempo, devido a isso deve ser controlada e tratada com remédios específicos. Porém, sempre que alguém sofrer uma crise asmática é necessário ir imediatamente ao pronto socorro, já que as crises geram falta de ar extrema e se não socorrida pode levar à morte, pois essa doença inflama todas as vias aéreas.

Porém, a asma é uma das doenças crônicas que podem ser traçadas com mais facilidade, hoje em dia existem pessoas que convivem tranquilamente com essa doença.

Alzheimer

Essa doença costuma se manifestar mais nos idosos, pois ela consiste em uma doença crônica degenerativa, o que acaba afetando as funções cognitivas que são responsáveis pela memória, linguagem e até percepção. E essa doença acaba reduzindo as capacidades das pessoas de trabalhar e realizar suas funções sociais básicas.

Ela existe muitos casos, desde os mais simples aos mais avançados, e os mais avançados podem interferir até na personalidade e comportamento da pessoa.

Por isso, deve-se fazer um acompanhamento ao médico para que ele entre com os tratamentos necessários para ajudar essa doença a não avançar tanto.

Neste artigo, você pode conhecer sobre as doenças crônicas que mais acometem os brasileiros e as suas principais funções e causas, e como vocês puderam ver elas podem surgir facilmente. Por isso, é necessário sempre que todas as pessoas se preocuparem com a saúde agora, ter um bom plano, além de se alimentar bem e fazer exercícios para auxiliar o seu corpo com a prevenção dessas doenças.

ATENÇÃO: Ao copiar uma matéria do Mais Minas, ou parte dela, não se esqueça de incluir o link para a notícia original.