Novo sistema de Inteligência Artificial na Prefeitura de Itabirito proporciona maior segurança em processos licitatórios

por Davi Guimarães

A Controladoria Geral do Município (CTGM) de Itabirito, começou a implantar, nos últimos meses, uma técnica considerada inovadora na região, com o objetivo de fortalecer a prevenção de irregularidades em novos processos licitatórios.

Novo sistema de Inteligência Artificial na Prefeitura de Itabirito proporciona maior segurança em processos licitatórios
Sistema Alice já está sendo utilizado pela Prefeitura de Itabirito. Foto: Prefeitua de Itabirito / Reprodução

O Analisador de Licitações, Contratos e Editais, ALICE, é uma plataforma movida por tecnologias de inteigência artificial (IA) capaz de realizar uma análise abrangente e automática dos editais de licitação,identificando possíveis inconsistências e irregularidades. Quando a IA detecta potenciais problemas, o sistema emite alertas para a equipe de Subcontroladoria de Auditoria Interna, que realiza a análise preliminar para tomar medidas para a correção da irregularidade.

Leia também: Prefeitura de Itabirito participa de evento sobre cidades inteligentes em Curitiba

A importância da Alice para a rotina da CTGM

Desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) em 2015, a ferramenta é utilizada por mais de 550 instituições das esferas federal, estadual e municipal. Em Itabirito, o sistema proporciona uma maior agilidade nas avaliações, além de ajudar nos acessos à análises textuais automatizadas, além de realizar a integração com banco de dados, otimizando ainda mais os processos.

Para a Subcontroladora de Auditoria, Karina Moura, a ferramenta proporciona uma nova dimensão à capacidade de fiscalização e prevenção.

De acordo com a Controladora Geral do Município, Daniela Orlandi, essa iniciativa tabmém busca um aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos, além de proporcionar maior segurança nas tomadas de decisão da gestão municipal:

Com a utilização da Alice, buscamos mitigar os riscos envolvidos nas contratações públicas e, consequentemente, melhorar a aplicação dos recursos públicos. Isso reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na administração pública

Daniela Orlandi, Controladora Geral do Município

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

PARCEIROS