Os alimentos não são simplesmente ingeridos e digeridos, eles são também sentidos e antes mesmo de consumidos são pensados e planejados.
A comida possui um significado simbólico, representando muito mais que nutrientes, mas os costumes, modos de pensar, sentimentos, etc.
Todo alimento consumido possui uma história associada, o que envolve a transmissão de receitas, a manipulação dos alimentos, as técnicas de plantio, a comercialização entre tantas outras informações que nos permitem por meio dele identificar uma sociedade, uma cultura, uma religião, um estilo de vida, uma classe social, um acontecimento ou uma época.
O que comemos, como comemos e o quanto comemos também possui muito significado; tendo variações quando o ato é feito estando acompanhados ou não. Geralmente, comer e beber entre amigos reforça nossos laços sociais de amizade, fazendo com que o ato de comer, além da busca pela saciedade, simbolize também a manifestação dos nossos afetos.
A nossa alimentação está relacionada a fatores como a cultura em que vivemos, nossos hábitos adquiridos desde a infância, bem como nossa personalidade, que se pode notar ao observar o modo como alguns comem rápido, outros devagar, alguns comem muito, outros comem pouco, alguns selecionam a comida, ou são alérgicos, outros não, etc.
É preciso enxergar qual a nossa relação com a comida, a fim de assim percebermos os pontos que merecem atenção para assim mudarmos hábitos e padrões indesejados que podem acarretar em prejuízos tanto nutricionais quanto emocionais.