Menu

O Regresso

06/07/2018 às 23:18
Tempo de leitura
3 min

1823, os Estados Unidos são uma nação relativamente jovem, selvagem, atolada em uma época mitológica onde das lendas nascem grandes exploradores, lutando contra tribos indígenas em expedições históricas que buscam abrir rotas de comércio em todo o norte da Europa.

O livro “O Regresso”, de Michael Punke, baseia-se na história real do caçador Hugh Glass, um explorador experiente e um dos mais renomados aventureiros de sua época. Em uma de suas viagens, acompanhando um grupo de caçadores e comerciantes de pele de castores que retornavam de uma expedição para defender um forte contra uma tribo rebelde, Glass é atacado por um urso e mortalmente ferido.

Depois do ataque, os caçadores decidem deixar Glass sob os cuidados de dois homens, Jim Bridger e John Fitzgerald, até a morte. Neste espaço, seus cuidadores descobrem que há um outro grupo de nativos não muito longe e são perigosos.

Temendo por suas vidas, eles abandonam Glass, sem armas (eles roubam sua faca e rifle), comida ou água.

Ferido, febril, cheio de ressentimento, raiva, Hugh Glass rasteja quilômetros de planícies, florestas e rios para encontrar abrigo, suprimentos, curar suas feridas e se vingar dos homens que o deixaram para ser morto.

Nesta viagem, o caçador enfrenta sozinho e ferido o noroeste selvagem e escapa de tribos em plena rebelião contra o governo americano, guerras e bestas que assombram os mouros, suporta o clima rigoroso do inverno, conhece e luta contra seus piores inimigos. Naturalmente, ele encontra ajuda, mas muito pouco durante o seu caminho até chegar à sua vontade de se vingar.

Com um final que irá surpreender o leitor e deixá-lo talvez mais satisfeito do que com o filme “O Regresso” do diretor Alejandro González Iñárritu, é uma história de alguma forma épica que segue o grego clássico formulado e herói de cowboy.

O filme e o livro têm grandes diferenças, como já é de praxe; Geralmente, uma obra escrita difere da sua versão audiovisual.

O livro, muito bem escrito, consegue fazer com que o leitor sinta o clima, a natureza que rodeia a história. A riqueza de detalhes impressiona, ao mesmo tempo que

provoca incômodos para os mais sensíveis. Michael Punke, se aprofunda em cada um dos personagens, ligando-os de uma forma agradável e natural à história americana. Eles se tornam e incorporam, como folhas e tinta, àquele tempo da selvagem e inóspita América do Norte.

Se você gosta do gênero de aventura e romance histórico,delicie-se com este livro e uma xícara de café, chá ou chocolate quente.

“O Regresso” de Michael Punke é distribuído pela Editora Intrínseca. Leia um trecho em PDF.

Assista ao Booktrailer:

YouTube video

Leia também: Confissões de uma adolescente

Última atualização em 19/08/2022 às 11:08