Menu

Concurso Sejusp MG: divulgado gabaritos do certame

06/03/2023 às 18:49
Tempo de leitura
3 min
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os gabaritos das provas objetivas do concurso Sejusp MG para agente socioeducativos já estão disponíveis para consulta através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que é o organizador da seleção. Os candidatos podem verificar as respostas preliminares utilizando o link disponibilizado ou diretamente pelo site do IBFC.

Caso algum candidato discorde das respostas fornecidas pela organização do concurso, é possível entrar com recurso até às 7h de terça-feira, dia 7, por meio do portal do IBFC. Após a análise dos recursos, caso ocorra a anulação de questões, todos os candidatos que realizaram a prova receberão os pontos correspondentes.

O concurso para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais aplicou as provas objetivas e discursivas no último domingo, dia 5 de março. Os participantes tiveram que responder a 60 questões distribuídas entre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico: 5 questões;
  • Informática Básica: 5 questões;
  • Noções de Direito: 10 questões;;
  • Direitos Humanos: 10 questões;
  • Legislação Especial: 20 questões.

Foi necessário produzir uma redação para a seção discursiva do concurso Sejusp MG para agente socioeducativo. Apenas 1.215 candidatos do sexo masculino com as melhores pontuações na prova objetiva e 135 candidatas do sexo feminino terão suas provas discursivas avaliadas.

Além disso, o concurso Sejusp MG para agente socioeducativo também incluirá outras etapas, como Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, Exames Médicos, Prova de Condicionamento Físico, Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada e Curso de Formação Técnico Profissional.

A prova de condicionamento físico consistirá na realização dos seguintes exercícios: barra fixa, abdominal, salto em distância e corrida de 12 minutos. O cronograma para as demais etapas do concurso será divulgado em momento oportuno.

Concurso Sejusp MG teve mais de 20 mil candidatos

O concurso para agente socioeducativo, organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), teve mais de 20 mil inscritos disputando 270 vagas disponíveis. Para se candidatar a essa carreira, é necessário ter concluído o ensino médio e comprovar na posse. A remuneração inicial é de R$5.097,15 para uma jornada de trabalho semanal de 40 horas. Os aprovados serão contratados pelo regime estatutário, o que garante a estabilidade no emprego.

Os agentes socioeducativos serão designados para as unidades socioeducativas da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE), de acordo com a escolha do candidato no momento da posse e as necessidades administrativas.

As responsabilidades dos agentes socioeducativos incluem vigiar e escoltar os adolescentes em regime de internação e semi-liberdade, além de garantir a segurança do patrimônio e dos servidores nas unidades de atendimento. Eles também são responsáveis por assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas e orientar o processo de reinserção social dos adolescentes que estejam em conflito com a lei.