Menu

Ouro Preto: 2ª edição do MARTE Festival celebra música, cidade e tecnologia

23/07/2019 às 21:42
Tempo de leitura
4 min

Considerado um dos principais festivais de arte e tecnologia de Minas Gerais, o MARTE chega à sua segunda edição na cidade histórica de Ouro Preto com uma ampla programação composta por instalações, performances, painéis de debate, palestras, intervenções sonoras-visuais e muitos shows. Com curadoria assinada pelos produtores Barral Lima, Carolina Daves, Erick Krulikowski, Fabiana Batistela e Henrique Roscoe, o festival apropria-se da música como objeto central para a investigação de diversos temas como economia criativa, turismo, realidade aumentada e tecnologia.

Dentre os ineditismos que o MARTE apresentará, o show do paulista Curumin certamente é um dos maiores destaques. O versátil compositor, cantor e instrumentista levará para Ouro Preto um show inédito com as participações de ninguém menos que Tulipa Ruiz, Russo Passapusso e Anelis Assumpção. Nomes consagrados da música brasileira, os artistas se juntarão a Curumin, que teve seu último lançamento “Boca” (2017) indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa. O show promete grandes surpresas.

A programação musical destaca também a figura feminina e recebe importantes shows de artistas promissoras para o cenário nacional. A cantora e instrumentista Maria Beraldo levará “Cavala”, seu primeiro e premiado disco solo, para o festival. O trabalho, que experimenta sonoridades da música pop e eletrônica, traz o grito de liberdade de uma mulher lésbica e o passo de uma clarinetista que se transforma em compositora. Além dela, Luiza Lian e seu “Azul Moderno” também marcará presença no MARTE. Produzido por Tim Bernardes e Charles Tixier, o elogiado terceiro disco da compositora paulista traz consigo composições contemplativas que preservam uma essência eletrônica ambientada de ruídos, samples e batidas quebradas. A grade musical do festival contará ainda com shows de Lucas Estrela, ATR, Lise, Uaná System, Congadar, Craca & Dani Nega, Felipe de Oliveira, Henrique Rocoe e Joana Boechat.

Relacionando música, cidade e tecnologia, MARTE conta com várias atividades de formação distribuídas entre painéis de debate, oficinas e palestras. Como a tecnologia e a inovação podem impactar a experiência artística e os festivais; como gerar soluções criativas para engajar o público; como impulsionar sua carreira musical; novos caminhos para o desenvolvimento da cultura e turismo serão algumas das questões apresentadas e debatidas junto ao público por alguns dos mais importantes agentes da música do país como Pena Schmidt (#ListaDasListas, Ex executivo de gravadora), Iuri Freiberger (Mestre em Design Estratégico), Barral Lima (CEO do Grupo UN Music), Dani Ribas (Diretora do DATA SIM), Patrícia Tavares (Diretora do Brasil Eventos), Erick Krulikowski (Diretor executivo da iSetor), Daniel Neves (Presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música) e muitos outros. A grade ainda conta com performances e instalações ao longo da programação.

YouTube video

Num contraste entre clássico e contemporâneo, o festival ocupará alguns dos principais pontos turísticos da cidade histórica de Ouro Preto: a Casa da Ópera – o teatro mais antigo em funcionamento da América Latina; a Praça Tiradentes – cartão postal da cidade; e o Museu da Inconfidência, uma das maiores atrações turísticas do estado. Com obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho, o museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira e da cultura do período do ciclo do ouro e dos diamantes, no século XVIII. Durante o festival o museu receberá, pela primeira vez em sua história, um video-mapping realizado pelo artista brasileiro radicado na Espanha, Ricardo Cançado (VJ Eletroiman).

O MARTE Festival é realizado pela UN Music em parceria com C de Andrade a partir de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o patrocínio da Claro e com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. A entrada é franca.

COMENTÁRIOS