Menu

Ouro Preto: após protesto, Vale informa que estrada que liga comunidades será liberada no segundo semestre

Moradores cobram maior agilidade nas ações para a liberação da rodovia.
23/03/2022 às 19:04
Tempo de leitura
3 min
Foto: WhatsApp
Foto: WhatsApp

Em contato com o Mais Minas, a Vale se pronunciou sobre a manifestação dos moradores de Engenheiro Corrêa (distrito de Ouro Preto), feita na terça-feira, 22 de março. A população do local reclama que a estrada municipal, MG-030, que dá acesso à comunidade a São Gonçalo do Bação (distrito de Itabirito), está interditada há três meses devido a construção de um muro de contenção da mineradora, que está sendo ancorado nas margens de Itabirito e Ouro Preto.

Ouro Preto: estrada que liga Engenheiro Corrêa a São Gonçalo deve ser liberada no segundo semestre
Foto: WhatsApp

Quando a mineradora decidiu a localização do muro, ela teve que alterar parte do trajeto da estrada municipal e a empresa precisou abrir uma estrada alternativa. De acordo com os moradores do distrito de Ouro Preto, o trajeto de Engenheiro Corrêa a São Gonçalo do Bação, pela estrada municipal, era de 8 km. Hoje, pelo trajeto alternativo, são 22 km a serem percorridos, o que tem prejudicado o comércio local, prestadores de serviço da região, como motoristas de tratores agrícolas, e outras pessoas que moram ou trabalham em um dos distritos.

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores de Engenheiro Corrêa, Fabrício Guilherme, que é ex-secretário municipal de Agropecuária, morador e empresário do distrito, no dia 31 de janeiro, houve uma reunião com a Vale. Na ocasião, foi pedido um cronograma para a liberação da estrada municipal. Ainda segundo o representante da comunidade, propostas foram feitas à mineradora, que se comprometeu em dar uma resposta no prazo de 15 dias após a reunião, o que não aconteceu até o momento.

Por meio de nota, a Vale informou ao MM que está em contato com as lideranças comunitárias para avaliar a melhor data para uma nova reunião a fim de prestar esclarecimentos

“O acesso que liga São Gonçalo do Bação a Engenheiro Corrêa foi interditado como medida preventiva de segurança em janeiro devido aos impactos das fortes chuvas do início do ano, quando o desmoronamento de taludes interditou a estrada. Já foram executadas melhorias no trecho de 4 km desde as proximidades da estrutura e contenção a jusante (ECJ) até Engenheiro Corrêa, bem como a desobstrução da rodovia MG-030, no trecho entre Engenheiro Corrêa e Itabirito, nos pontos em que houve desmoronamento de taludes, atendendo a uma solicitação da comunidade”, informou a Vale.

Ainda segundo a mineradora, a solução definitiva para correção do trecho impactado está em desenvolvimento e a previsão de conclusão e liberação do acesso é para o começo do segundo semestre. De acordo com a Vale, essa informação já havia sido antecipada à comunidade na reunião realizada no dia 31 de janeiro.